O processo de geração de sentidos e sua importância para a transcrição de uma obra musical

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Autores

  • Victor Vale Universidade Federal de Ouro Preto
  • Flavio Barbeitas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.9

Palavras-chave:

Transcrição musical, Tradução literária, Idiomatismo instrumental, Significância, Violão

Resumo

A prática de transcrição tem sido um elemento presente no desenvolvimento histórico da música ocidental de tradição escrita. Motivada pelo desejo de apropriação e ampliação de repertório, tal prática se estabeleceu num quadro de submissão ao universo idiomático-estético de chegada, de forma tal que o texto transcrito viesse a se adequar da melhor forma possí­vel ao funcionamento mecânico e à cultura do instrumento de destino. O artigo sugere que, ao privilegiar a operacionalidade da obra no instrumento para o qual transcreve, o transcritor distorce o tecido expressivo-significante em potência no texto de origem, o qual é fruto da interseção estabelecida entre o universo idiomático e o discurso musical de partida. A aproximação com as teorias da tradução pós-Goethe, calcadas na filosofia da experiência, possibilita um novo olhar para a prática transcritiva, conferindo uma relação mais ética e poética com a obra a ser transcrita.

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Biografia do Autor

Victor Vale, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa da Performance Musical, com a tese "A Tradutibilidade do Sentido: o processo de transcrição musical", que recebeu o Prêmio UFMG de Teses em 2019. Foi também premiado em importantes concursos de violão, nacionais e internacionais, valendo citar o XIX Concurso de Violão Souza Lima (SP), o II Concurso de Violão da Faculdade Cantareira (SP), o I Concurso de Violão Maurí­cio de Oliveira, entre outros. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0105-695X

Flavio Barbeitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel e Mestre em Música pela UFRJ, Doutor em Estudos Literários pela UFMG. Professor Associado da Escola de Música da UFMG, atua nos ní­veis de Graduação e Pós-graduação. Além da atuação regular como violonista, dedica-se a aspectos teóricos da música em dois eixos principais: 1) a música na relação geral com a cultura brasileira e com os processos de construção e desconstrução da identidade nacional; 2) a música na relação com outras artes, principalmente a Literatura, a partir de temas como Música e Representação, Música e Linguagem. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6967-878X

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Publicado

15.12.2020

Como Citar

Vale, V., & Barbeitas, F. (2020). O processo de geração de sentidos e sua importância para a transcrição de uma obra musical. Revista Vórtex, 8(3), 1.9. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.9

Edição

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Artigos

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