Música e a produção de afetos

Gustavo Rodrigues Penha

Resumo


Este artigo investiga diferentes maneiras de se conceber o afeto, buscando, por meio de uma revisão bibliográfica crítica, traçar conexões entre certas elaborações conceituais da filosofia de Gilles Deleuze – engendradas junto aos pensamentos de Espinosa e Bergson, dois de seus principais intercessores, bem como de seu parceiro Félix Guattari –, com reflexões de alguns compositores e musicólogos acerca do funcionamento dos afetos na composição musical. São abordadas: certas concepções de afeto-sentimento em música; a indicação de afetos, pelos compositores, por meio da escrita de caráter nas partituras; a atenção ao afetos catalogados, ou clichês, na composição musical; a invenção e inauguração de afetos na prática composicional; as qualidades e potências dos materiais musicais, compreendidos enquanto afetos sensíveis; as estritas conexões e as cristalizações entre afetos sensíveis e afetos problemáticos;  a virtualidade dos afetos e dos perceptos; certas relações entre afeto, corte e tempo.

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