Escrita e invenção: a dimensão prática na pesquisa em música popular brasileira

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Autores

  • Sergio Gaia Bahia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2167

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre possí­veis formas de abordar a música popular brasileira do ponto de vista de seus processos criativos,raramentetidos como centrais nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas noBrasil. Partindo dessa questão, propõe-se incialmente uma discussão sobre o modelo tripartite de NATTIEZ (1989) e as principais abordagens de análise musical por ele geradas. À luz desse modelo, será apresentado um breve painel de como algumas pesquisas brasileiras têm tratado os processos criativos da música popular. Talperspectivanos levará, ao final do artigo, a propor um caminho alternativo de análise, aplicando-o sobre obras do compositor brasileiro Moacir Santos. Trata-se de uma abordagem imanente na qual os conceitos teóricos extraí­dos da análise são aplicados na criação de novas composições, adicionando uma dimensão prática na pesquisa em processos criativos e ampliando o compartilhamento de ideias entre pesquisadores.

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Biografia do Autor

Sergio Gaia Bahia, Universidade Estadual de Campinas

Sergio Gaia Bahia é músico, compositor e arranjador, com Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. É autor do livro Ney Matogrosso: o ator da canção, pela Editora Multifoco do Rio de Janeiro, fruto de sua pesquisa de Mestrado em Etnomusicologia pela UFPB. É também Doutor em Composição pela Unicamp, com pesquisa realizada sobre o compositor pernambucano Moacir Santos, concluí­da em 2016. Nela, a análise da obra do artista serviu de base para a composição da Suí­te Ouro Negro - do Sertão í  Califórnia, obra de autoria do pesquisador, estreada mundialmente pela Banda Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música, no Teatro Santa Isabel, no Recife, em agosto de 2016. E-mail: gaia_sergio@yahoo.com.br

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Publicado

29.12.2017

Como Citar

Bahia, S. G. (2017). Escrita e invenção: a dimensão prática na pesquisa em música popular brasileira. Revista Vórtex, 5(3), 1–23. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2167

Edição

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