Escrita e invenção: a dimensão prática na pesquisa em música popular brasileira

Autores

  • Sergio Gaia Bahia Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2167

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre possí­veis formas de abordar a música popular brasileira do ponto de vista de seus processos criativos,raramentetidos como centrais nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas noBrasil. Partindo dessa questão, propõe-se incialmente uma discussão sobre o modelo tripartite de NATTIEZ (1989) e as principais abordagens de análise musical por ele geradas. À luz desse modelo, será apresentado um breve painel de como algumas pesquisas brasileiras têm tratado os processos criativos da música popular. Talperspectivanos levará, ao final do artigo, a propor um caminho alternativo de análise, aplicando-o sobre obras do compositor brasileiro Moacir Santos. Trata-se de uma abordagem imanente na qual os conceitos teóricos extraí­dos da análise são aplicados na criação de novas composições, adicionando uma dimensão prática na pesquisa em processos criativos e ampliando o compartilhamento de ideias entre pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Gaia Bahia, Universidade Estadual de Campinas

Sergio Gaia Bahia é músico, compositor e arranjador, com Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. É autor do livro Ney Matogrosso: o ator da canção, pela Editora Multifoco do Rio de Janeiro, fruto de sua pesquisa de Mestrado em Etnomusicologia pela UFPB. É também Doutor em Composição pela Unicamp, com pesquisa realizada sobre o compositor pernambucano Moacir Santos, concluí­da em 2016. Nela, a análise da obra do artista serviu de base para a composição da Suí­te Ouro Negro - do Sertão í  Califórnia, obra de autoria do pesquisador, estreada mundialmente pela Banda Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música, no Teatro Santa Isabel, no Recife, em agosto de 2016. E-mail: gaia_sergio@yahoo.com.br

Referências

ALBRECHT, Cí­ntia Costa Macedo. Um estudo analí­tico das Sonatinas para piano solo de Almeida Prado, visando a sua performance. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2006.

ALMADA, Carlos de Lemos. Chovendo na roseira de Tom Jobim: uma abordagem schenkeriana. Per musi, Belo Horizonte, n. 22, p. 99-106, Jul./Dez., 2010.

ALMADA, Carlos de Lemos. O choro como modelo arquetí­pico da Teoria Gerativa da Música Tonal. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 61-78, Jan./Jun., 2012.

ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. Porto Alegre: Editora Globo, 1945.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3 ed. São Paulo: Livraria Martins Editora S/A,1972.

BAHIA, Sergio Gaia. Ney Matogrosso: o ator da canção. 2 ed. Rio de Janeiro: Multifoco Editora, 2010.

BAHIA, Sergio Gaia. Processos composicionais de Moacir Santos: subsí­dios para uma criação autoral. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2016.

BARK, Jamil Mamedio. Radamés Gnattali – "Suí­te para Quinteto de Sopros" – estudo analí­tico e interpretativo. Dissertação (Mestrado em Musicologia). Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2007.

BERNSTEIN, Guilherme. Sobre poética e forma em Villa-Lobos. Curitiba: Editora Prismas, 2015.

ERNEST DIAS, Andrea. Mais 'coisas' sobre Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música, UFBA, Salvador, 2010.

FORTES FILHO, Raimundo Mentor de Melo. Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianí­sticos de Francis Hime. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música, UFBA, Salvador, 2008.

GUERRA-PEIXE, César. Melos e Harmonia Acústica: princí­pios de composição musical. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1988.

LIMA, Flávio Fernandes de. Desenvolvimento de sistemas composicionais a partir da intertextualidade. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, UFPB, João Pessoa, 2011.

LERDAHL, Fred & JACKENDOFF, Ray. A generative theory of tonal music. Cambridge: The MIT Press, 1983.

LOPES, Adriana da Cunha Moreira. A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, 2002.

MORAES, Pedro Miguel de. Composição de obra original a partir da modelagem sistêmica do Ponteio Nº 13 de Camargo Guarnieri. In: CONGRESSO DA ANPPOM, n. XXI, 2011, Uberlândia: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

NATTIEZ, Jean-Jacques. O modelo tripartite de semiologia musical: o exemplo de La Cathédrale Engloutie, de Debussy. In: CONGRESSO DA ANPPOM, n. II, 1989, Porto Alegre: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

PEREIRA, André Protásio. Arranjo coral: definições e poiésis. In: CONGRESO ANPPOM, n. XV, 2005, Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

PERSICHETTI, Vincent. Harmonia do século XX: aspectos criativos e prática. São Paulo: Via Lattera, 2012.

RETI, Rudolph. The thematic process in music. Westport, Connecticut: Greenwood Press, Publishers, 1978.

ROSADO, Clairton. Brasí­lia – Sinfonia da Alvorada: estudo dos procedimentos composicionais da obra sinfônica de Tom Jobim. Dissertação (Mestrado em Música). Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2008.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

STRAUS, Joseph Nathan. Introdução í teoria pós-tonal. 3 ed. Salvador – São Paulo: Editora UNESP – EDUFBA, 2013.

TAGG, Philip. Analysing Popular Music: theory, method and practice. Popular Music, Cambridge University Press, Vol. 2, pp. 37-67, 1982.

TATIT, Luiz. O Cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

TOSTA DIAS, Marcia. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.

TROTTA, Felipe C. Paulinho da Viola e o mundo do samba. Dissertação (Mestrado em Música). Centro de Letras e Artes, Uni-Rio, Rio de Janeiro, 2001.

TYMOCZKO, Dmitri. A geometry of music. New York: Oxford University Press, 2011.

VICENTE, Alexandre Luí­s. Análise da composição e arranjo de uma Coisa: "Nanã", de Moacir Santos. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música). Centro de Artes, UDESC, Florianópolis, 2008.

Downloads

Publicado

29.12.2017

Como Citar

Bahia, S. G. (2017). Escrita e invenção: a dimensão prática na pesquisa em música popular brasileira. Revista Vórtex, 5(3), 1–23. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2167

Edição

Seção

Artigos