O processo interativo: reflexões sobre o gesto instrumental, participação e criação.

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Autores

  • Clayton Rosa Mamedes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1318

Resumo

Apresentamos neste artigo uma discussão sobre as principais abordagens à interatividade em artes, com foco em música e arte sonora. Este estudo contempla a análise do processo interativo a partir das abordagens sobre o gesto instrumental e os processos envolvidos na interação entre um intérprete e seu instrumento; sobre a participação do público e a modificação da obra como parte de sua apreciação estética ativa; e sobre o processo criativo da obra e o conjunto de relações que estruturam o desenvolvimento da obra no tempo, mantendo a unidade do projeto artí­stico. Procuramos aqui contemplar uma amostra dentre a variedade de perspectivas que envolvem o estudo sobre interação em artes e as principais delimitações propostas sobre o que caracterizaria uma obra como interativa. Propomos ao final uma aplicação consciente da interação em diferentes contextos, privilegiando uma abordagem ampla, focada no ponto de vista do espectador.

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Biografia do Autor

Clayton Rosa Mamedes, Universidade Federal do Paraná

Clayton Rosa Mamedes é pós-doutorando pela Universidade Federal do Paraná " UFPR e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior - CAPES. Doutor em música na área de processos criativos pela UNICAMP, foi bolsista da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Possui ensino fundamental em piano e teclado pelo Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitscheck de Oliveira, bacharelado em música com habilitação em composição pela Universidade Estadual de Campinas e é mestre em música na área de processos criativos também pela UNICAMP. Foi pesquisador visitante da McGill University, desenvolvendo modelo para reconhecimento de gestos de visitantes para controle de processos interativos em instalações multimí­dia. Trabalha nas áreas de instalações multimí­dia, arte interativa, performance, música eletroacústica, música espectral. Suas obras têm sido apresentadas no Brasil e Europa.

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Publicado

31.10.2016

Como Citar

Mamedes, C. R. (2016). O processo interativo: reflexões sobre o gesto instrumental, participação e criação. Revista Vórtex, 4(2), 1–27. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1318

Edição

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Artigos

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