CORAL INFANTIL AQUARELA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DE CANTO CORAL INFANTIL NA CIDADE DE QUATRO BARRAS (PR)

Autores

  • Caroline Karasinski Barros Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP)
  • Solange Maranho Gomes Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3329

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática de um projeto de Canto Coral Infantil na cidade de Quatro Barras (PR) ministrado por mim e com um recorte da pesquisa realizado entre Março a Outubro/2019. Os objetivos especí­ficos foram a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema no perí­odo de 2009 a 2019, o relato dos principais aspectos presentes nos ensaios e a discussão sobre a literatura encontrada em conjunto com a reflexão da minha prática pedagógico-musical. A fundamentação teórica desta pesquisa se deu em torno do cantar (LEMOS e GOMES 2006; 2005), da canção (KATER e LOBÃO, 2001) e das relações entre ser humano e música desdobradas entre criança e música e entre adulto e música (PAREJO, 2011; MADALOZZO, 2019), incluindo a relação entre professor de música e famí­lias (ILARI, 2011; SUZUKI, 1994). Sua metodologia se deu pelo Relato de Experiência a fim de trazer constantes reflexões para a minha prática. No processo da prática percebi a formação de um plano de ação baseado em três eixos que podem ser desenvolvidos para o amadurecimento do Projeto, abordando fatores musicais e humanos em um contexto de ensino não formal e com caracterí­sticas de Projeto Social. Conclui-se que a pesquisa, a divulgação e o apoio, tanto de parte dos coralistas e de suas famí­lias ao Projeto são elementos essenciais para a continuidade do Coral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Karasinski Barros, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

Bacharel em Musicoterapia (2015) e Licenciada em Música (2019), ambas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Especialista em Artes Hí­bridas (2017) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Solange Maranho Gomes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP)

Orientadora. Bacharel em Farmácia Bioquí­mica (1979) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciada em Educação Artí­stica com habilitação em Música (1991) e Especialista em Fundamentos da Arte-Educação (1992) pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Especialista em Educação Musical com habilitação em Piano (1995) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Mestre em Música (2008) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutora em Música (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

28-10-2020

Como Citar

Karasinski Barros, C., & Maranho Gomes, S. (2020). CORAL INFANTIL AQUARELA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRÁTICA DE CANTO CORAL INFANTIL NA CIDADE DE QUATRO BARRAS (PR). O Mosaico, 12(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3329