GÊNERO E SEXUALIDADE NO CINEMA ESPANHOL, NO GOVERNO SOCIALISTA PÓS-FRANQUISTA: IDENTIDADES E EROTISMO EM OS AMANTES

André Aparecido Medeiros

Resumo


Esta pesquisa visa a uma investigação da representação de gênero e sexualidade no cinema espanhol, no governo socialista pós-Franco, centrada na noção de voyeurismo direcionado à mulher, com a satisfação do olhar masculino, reconhecendo a erotização feminina nesse período. Problematiza-se a forma com que a mulher é apresentada, por reforçar papéis sociais do gênero feminino que frequentemente ultrapassam as características isoladas das personagens, passando a endossar e a reproduzir a visão hegemônica sobre a mulher, servindo a interesses pessoais, sociais, culturais, políticos e econômicos. Assim, a mulher é representada mais pelo que o homem e a sociedade esperam dela do que pelo que ela poderia ser, se eliminadas as expectativas de gênero. Optou-se pelo estudo do filme Os Amantes (Amantes, Vicente Aranda, 1991). Constata-se que o filme possui inovações, porém elas não ocorreram buscando a satisfação do público feminino. O cinema do período, por vezes, aponta para a necessidade de a mulher servir sexualmente ao homem, ou ser por ele realizada, de modo a justificar a exaltação erótica, sendo Os Amantes um exemplo disso.


Texto completo:

PDF

Referências


BALLESTEROS, Isolina. Cine (Ins)urgente: textos fílmicos y contextos culturales de la España pós-franquista. Madrid: Editorial Fundamentos, 2001.

BENET, Vicente J. El cine español. 1. ed. Barcelona: Paidós, 2012.

CALDERÓN, Rafael. Escenas eróticas del cine español. Cineralia.com. 17 out. 2011. Disponível em: . Último acesso em: 23 set. 2017.

CARVALHO, Marcel Fonseca. O cinema como fonte de pesquisa na educação escolar: uma análise da ditadura militar brasileira. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Maringá: UEM, Programa de pós-graduação em educação, 2009.

GUTIÉRREZ-ÁLVARES, Pepe. In memoriam: Vicente Aranda, um cineasta de la heterodoxia. Viento Sur, 28 maio 2015. Disponível em: . Último acesso em: 22 set. 2017.

MARQUES, Sílvia Cristina Aguetoni. O cinema como ferramenta de análise e transformação cultural: o franquismo em Bigas Luna. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista. [suporte eletrônico]. 1º sem. 2013. Disponível em: . Último acesso em: 30 set. 2017.

MUÑOS, Mónica. Las mejores escenas de sexo del cine español. Cupon.es Magazin. 16 jul 2013. Cine / Entretenimiento. Disponível em: . Último acesso em: 1 out. 2017.

NAVARRO, Márcia Hoppe; SCHMIDT, Rita Terezinha. A questão de gênero: ideologia e exclusão. Anais do 2º Congresso Internacional sobre a Mulher, Gênero e Relações de Trabalho, Goiânia, pp. 85-96, 2007.

OS AMANTES (Amantes). Direção: Vicente Aranda. Produção: Pedro Costa e José Luis Rubio. Intérpretes: Victoria Abril, Jorge Sanz, Maribel Verdú e outros. Roteiro: Álvaro del Amo, Carlos Pérez Merinero e Vicente Aranda. Espanha: Pedro Costa Producciones Cinematográficas S. A./ Televisión Española (TVE), 1991. 1 DVD (103 min), son., color.

PAIVA, Cláudio Cardoso. Mídias e conexões latinas: tradição e modernidade no cinema espanhol. João Pessoa, fev. 2006. Revista eletrônica Temática. Disponível em: . Último acesso em: 1 out. 2017.

PEREIRA, Camila Konrath. Pra frente Brasil: Ditadura militar, identidade e Copa de 70. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Departamento de Comunicação, UFRGS, Porto Alegre, 2012.

PEREIRA, Daniela Ribeiro. Operação propaganda! O cinema espanhol: do Franquismo à Transição Democrática (1939-1978). In: ABRÃO, Janete (org.). Espanha: Política e Cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. pp. 41-65.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

SANTOS, Cézar Augusto dos. Subversão do silêncio: o resgate de histórias de mulheres na ficção de Eduardo Galeano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – UFRGS, Porto Alegre, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Contato

Revista Científica / FAP

Rua dos Funcionários 1357 – Cabral

Curitiba - PR - 41 3250-7339 - 41 3250-7301

revista.mosaico@unespar.edu.br