DA MUSICOTERAPIA À MUSICOTERAPIA ORIENTADA PELA TEORIA PSICANALÍTICA: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS

Autores

  • Iara Del Padre Iarema Ulkowski
  • Rosemyriam Ribeiro dos Santos Cunha Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba II de Curitiba - Faculdade de Artes do Paraná.
  • Nadja Nara Barbosa Pinheiro Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.33871/2317417X.2019.10.1.3151

Resumo

Apresentamos aqui uma visada sobre os entrelaçamentos entre musicoterapia e psicanálise. Esta pesquisa está sistematizada como um estudo epitemológico. Neste escopo, partimos do estudo abrangente sobre a constituição da musicoterapia como ciência, incluindo uma discussão sobre como se deu a mudança discursiva do uso terapêutico da música com bases mágicas e religiosas, para a musicoterapia como prática cientí­fica. Enfatizamos, também, que a musicoterapia se constitui como ciência pautada em conceitos de outras bases teóricas, que não a sua própria. E que a psicanálise aparece na história da musicoterapia, em especial no Brasil, como uma das primeiras teorias com que a musicoterapia se entrelaça. Dessa forma, em seguida, procedeu-se a articulação entre musicoterapia e psicanálise, apoiadas por autores que se propõem a este tema, tais como Lecourt, Benenzon, Pellizzari, especialmente em seu livro Musicoterapia psicoanalí­tica (1993),e Cirigliano. Notamos que, apesar da grande diversidade de leituras acerca do entrelaçamento entre musicoterapia e psicanálise, há alguns pontos em comum neste campo hí­brido. Alguns conceitos psicanalí­ticos são fundamentos para a prática dos autores pesquisados, como o conceito de Inconsciente postulado por Freud e a noção de transferência.

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Biografia do Autor

Iara Del Padre Iarema Ulkowski

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em Saúde Mental pelo IBPEX, Musicoterapeuta pela Faculdade de Aates do Paraná.

Rosemyriam Ribeiro dos Santos Cunha, Universidade Estadual do Paraná, Campus Curitiba II de Curitiba - Faculdade de Artes do Paraná.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná com Pós-Doutorado pela McGill University. Professora do curso de graduação em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus II de Curitiba – Faculdade de Artes do Paraná.

Nadja Nara Barbosa Pinheiro, Universidade Federal do Paraná.

Mestre e Doutora em Psicologia com pós-doutorado em Psicanálise e Psicopatologia na Universidade Paris 7. Professora da graduação e do PPG em Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Psicanálise (UFPR).

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Publicado

2020-04-09