“Foram anos absolutamente brutais!” Sons e memórias do rock na região de Aveiro (1950-2000)
Visualizações: 305DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6819Palavras-chave:
Rock, Aveiro, MemóriasResumo
O presente artigo pretende contribuir para a memória do rock na região de Aveiro em Portugal através dos testemunhos de músicos que integraram conjuntos de rock cuja atividade decorreu entre os finais da década de 1950 e 1990. Interessa-nos a dinâmica gerada na região pela recepção do rock internacional que conduziu à criação dos conjuntos de rock através de iniciativas locais. Para isso importa caracterizar o contexto social, económico e político em que esses conjuntos emergiram, as suas motivações, os repertórios escolhidos, as dificuldades que enfrentaram, e as transformações a que estiveram sujeitos. Essas transformações abrangem diferentes aspetos que se articulam diretamente com a forte alteração política que decorre da revolução de Abril de 1974 e suas consequências no domínio do acesso à educação, às possibilidades de profissionalização e às tecnologias de suporte no quadro do mercado da música.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
ALMEIDA, Luís Pinheiro de. Biografia do IÉ-IÉ. Córdoba: Documenta, 2014.
CIDRA, Rui, FÉLIX, Pedro. Pop-Rock, in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2010.
DA ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo. Cabeludos e guedelhudos: o rock no Brasil e em Portugal e sua recepção na imprensa (1970/1985). ArtCultura, 17(31), 2015. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/36642/19316>
DUARTE, João Manuel Aristides. Memórias do Rock Português. Soito: Edição de autor vol. 2, 2010.
FIUZA, Alexandre Filipe. Nas margens do rock: a censura estatal e a canção popular portuguesa. ArtCultura, 17(31), 2015. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/36641>
GOTELIPE, Jose Sidiney. Os “Jazzes” de Ílhavo: história, representação simbólica e propostas de reconstituição da bateria. 2017. Dissertação (Mestrado). Universidade de Aveiro, Aveiro, 2017.
GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010). 2010. Tese (Doutoramento). Universidade de Porto, Porto, 2010.
HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. Tradução Marcos Santarrita; revisão técnica Maria Célia Paoli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
MARTINS, Ana Cláudia. Rock in Portugal: repercussões do género musical na juventude portuguesa (1960 vs. 2014). 2014. Tese (Mestrado). Universidade de Minho, Minho, 2014
MARTINS, Ana Cláudia, GUERRA, Paula. O Rock chegou à cidade. As transformações na noite Lisboeta da década de 80. Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes, XI (22), 2018. disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/118798/2/311963.pdf>
NETTL, Bruno. Heartland excursions: Ethnomusicological reflections on schools of music. Illinois: University of Illinois Press, 1995.
NUNES, Pedro. Periódicos de Música in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2010.
SILVA, Hugo. Polygram in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, editado por Salwa Castelo-Branco. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2010.
Entrevistas
ALFREDO VAZ PINTO. Aveiro, dia 24 de março de 2020. Entrevista.
ARTUR CALADO. Aveiro, dia 28 de maio de 2020. Entrevista.
CELESTINO PIRES. Aveiro, dia 18 de maio de 2020. Entrevista.
FAUSTO CARVALHO. Aveiro, dia 2 de abril de 2020. Entrevista.
JOÃO ANÍBAL RAMALHEIRA. Aveiro, dia 23 de setembro de 2020. Entrevista.
LUCIANO GAMELAS. Aveiro, dia 2 abril de 2020. Entrevista.
MÁRIO BRANDÃO CRUZ. Aveiro, dia 27 de março de 2020. Entrevista.
NÓI PICADO RAPOSO. Aveiro, dia 24 de março de 2020. Entrevista.
RICARDO FINO. Ílhavo, dia 7 de outubro de 2020. Entrevista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Artur Calado, Vitor Marques, Aoife Hiney , Pedro Aragão , Ana Flavia Miguel, Susana Sardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.