Os discursos do Fado: da subalternidade à elitização
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https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.11Palavras-chave:
Fado, Discursos, Unesco, Cultura, Música,Resumo
Este artigo reflete sobre os discursos a que o Fado esteve exposto em contextos históricos específicos. Focar-nos-emos na sua variabilidade, ora associado à música subalterna, popular ou de elite, descortinando a instabilidade do significado e as estruturas que nos permitem entender a cultura num sentido mais amplo. Para tal, explorar-se-á a origem do Fado até ao seu estatuto de "canção nacional" . De seguida, discutir-se-á a classificação do Fado como património imaterial da humanidade, pela UNESCO, encarando-a como instituição produtora de discursos. O artigo sugere que os discursos em torno do Fado influenciam a sua valoração social e que a UNESCO, pela delimitação de critérios sobre o que deve ser considerado património da humanidade, transmite uma ideia de universalidade a algo que é subjetivo e posicional
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