O Pós-Minimalismo de "Il Neige... de Nouveau!" : intertextualidade e forma como processo

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Autores

  • Rita de Cássia Domingues dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso
  • Danilo Rossetti Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.15

Palavras-chave:

Il Neige... de Nouveau!, Gilberto Mendes, Pós-Minimalismo Musical, Intertextualidade em Música, Análise Musical por Suporte Computacional

Resumo

Il Neige... de Nouveau! (1985) eÌ uma obra para piano da uÌltima fase composicional de Gilberto Mendes, associada ao PoÌs-Minimalismo. A intertextualidade eÌ um traço marcante dessa obra que estabelece uma relação direta, entre outras, com Il Neige! (1902), tambeÌm para piano, de Henrique Oswald. Iniciamos nossa abordagem apresentando um referencial teoÌrico sobre o PoÌs-Minimalismo, e realizamos uma anaÌlise da partitura buscando detectar traços intertextuais dentro dela. Uma metodologia de anaÌlise por descritores de aÌudio eÌ tambeÌm aplicada aÌ€s gravações das obras de Mendes e Oswald. Os resultados obtidos apontam que, apesar das relações intertextuais entre as duas obras, as concepções formais de ambas são distintas, cada qual dialogando com seu periÌodo histoÌrico. ConcluiÌmos situando a obra de Mendes no paradigma formal da segunda metade do seÌculo XX, das formas como processo, apresentando um tempo irreversiÌvel e direcional, com momentos de continuidade e outros de cortes abruptos.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Domingues dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso

Rita de CaÌssia Domingues dos Santos: Pesquisadora dedicada a PoeÌticas ContemporaÌ‚neas, Rita Domingues eÌ professora do departamento de Artes e do Programa de PoÌs-Graduação em Estudos de Cultura ContemporaÌ‚nea da UFMT. Mestre em Musicologia pela ECA-USP, graduada em Composição e RegeÌ‚ncia pela UNESP, eÌ membro da Society for Minimalist Music. Doutora em Estudos de Cultura ContemporaÌ‚nea (ECCO/UFMT), realizou em 2017 doutorado sanduiÌche no PaiÌs de Gales, sob a supervisão do Professor Pwyll Ap SioÌ‚n, na Bangor University. Coordenadora do grupo de pesquisa ContemporArte e da licenciatura em MuÌsica da UFMT, atualmente realiza pesquisas na aÌrea Interartes e sobre possiÌveis conexões da Postopera com a AmeÌrica Latina. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7825-7602

Danilo Rossetti, Universidade Federal do Mato Grosso

Danilo Rossetti eÌ professor adjunto do Departamento de Artes da UFMT e professor colaborador da PoÌs-Graduação em MuÌsica do Instituto de Artes da UNICAMP. Fez seu poÌs-doutorado no NuÌcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP. Seus principais temas de pesquisa são a composição e anaÌlise musical com suporte computacional. EÌ Doutor em MuÌsica pela UNICAMP, com periÌodo sanduiÌche na UniversiteÌ Paris 8. Suas composições foram tocadas em diversos eventos como ICMC, CMMR, NYCEMF, CICTem, NIME, BIMESP, SBCM e ANPPOM. Foi um dos premiados no PreÌ‚mio Nacional de Composição ClaÌssica da FUNARTE em 2016, na categoria de muÌsica eletroacuÌstica e mista. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7690-8048

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Santos, R. de C. D. dos, & Rossetti, D. (2020). O Pós-Minimalismo de "Il Neige. de Nouveau!" : intertextualidade e forma como processo. Revista Vórtex, 8(2), 15. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.15

Edição

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