O Pós-Minimalismo de "Il Neige... de Nouveau!" : intertextualidade e forma como processo
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.15Palavras-chave:
Il Neige... de Nouveau!, Gilberto Mendes, Pós-Minimalismo Musical, Intertextualidade em Música, Análise Musical por Suporte ComputacionalResumo
Il Neige... de Nouveau! (1985) eÌ uma obra para piano da uÌltima fase composicional de Gilberto Mendes, associada ao PoÌs-Minimalismo. A intertextualidade eÌ um traço marcante dessa obra que estabelece uma relação direta, entre outras, com Il Neige! (1902), tambeÌm para piano, de Henrique Oswald. Iniciamos nossa abordagem apresentando um referencial teoÌrico sobre o PoÌs-Minimalismo, e realizamos uma anaÌlise da partitura buscando detectar traços intertextuais dentro dela. Uma metodologia de anaÌlise por descritores de aÌudio eÌ tambeÌm aplicada aÌ€s gravações das obras de Mendes e Oswald. Os resultados obtidos apontam que, apesar das relações intertextuais entre as duas obras, as concepções formais de ambas são distintas, cada qual dialogando com seu periÌodo histoÌrico. ConcluiÌmos situando a obra de Mendes no paradigma formal da segunda metade do seÌculo XX, das formas como processo, apresentando um tempo irreversiÌvel e direcional, com momentos de continuidade e outros de cortes abruptos.
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