Sistema Composicional Intermarkoviano

Visualizações: 203

Autores

  • Esdras Sarmento Ferreira Universidade Federal da Paraí­ba
  • Raphael Sousa Santos Pesquisador Independente
  • Flávio Fernandes de Lima Instituto Federal de Pernambuco
  • Hugo Tremonte de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Liduino Pitombeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.9

Palavras-chave:

Sistemas Composicionais, Cadeias de Markov, Intertextualidade, Teoria dos Contornos, Partições Texturais Rí­tmicas

Resumo

O presente artigo trata da descrição do Sistema Composicional Intermarkoviano, resultado de uma convergeÌ‚ncia entre a teoria da intertextualidade e das cadeias de Markov, com o objetivo de estabelecer diretrizes preÌ-composicionais. Tais diretrizes se originam, no caso especiÌfico deste trabalho, das partições texturais riÌtmicas e dos contornos meloÌdicos de uma obra musical original: o segundo movimento dos Cinco Movimentos para Quarteto de Cordas, Op. 5 de Webern. A operacionalidade do sistema eÌ facilitada atraveÌs de um aplicativo computacional denominado Markov Model, desenvolvido durante a pesquisa. Como resultado composicional, foi planejada e composta uma nova obra, cujas relações profundas de interdependeÌ‚ncia textural e contorno meloÌdico se aproximam da obra original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esdras Sarmento Ferreira, Universidade Federal da Paraí­ba

Esdras Sarmento Ferreira é bacharel em Música, com ênfase na área de Produção musical (UFCG – 2014), tem mestrado em Música, com foco na área de Etnomusicologia (UFPB-2017) e, atualmente, cursa paralelamente a Licenciatura em Música, área de Práticas interpretativas (ênfase em Canto popular) pela Universidade Federal da Paraí­ba e o doutorado em Música (área de Musicologia/Etnomusicologia) pela mesma universidade. Estudou Composição musical com o compositor professor Dr. Liduino Pitombeira, Canto popular com as professoras Daniele Rezende, Sabrina Fernandes e Clara Luz, além de canto lí­rico com a professora Dra. Amarí­lis Rebuá. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9357-5385

Raphael Sousa Santos, Pesquisador Independente

Raphael Sousa Santos é um compositor, artista visual e programador baseado na Holanda. Ele experimenta com o desenvolvimento de linguagens de programação e com o uso de processos estocásticos, algoritmos evolucionários e técnicas espectrais para a criação e performance de obras musicais e visuais. Sua área de interesse enquanto pesquisador engloba análise e sí­ntese de áudio, teoria musical e composição assistida por computador com um foco no papel da abstração, da analogia, da manipulação sintática e do uso da linguagem durante o processo composicional ou analí­tico. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7449-3886

Flávio Fernandes de Lima, Instituto Federal de Pernambuco

Flávio Fernandes de Lima é Engenheiro Quí­mico pela Universidade Federal de Pernambuco, Bacharel em Trombone pela UFPB, Licenciado em Música pela UFPE, Pós-Graduado em Coordenação Pedagógica pela UNICAP, Mestre e Doutor em Composição Musical pela UFPB. Atual professor de Música no Instituto Federal de Pernambuco (Cursos Integrados e Pós-Graduação); Coordenador de Música no IFPE. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3551-3805

Hugo Tremonte de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Hugo T. de Carvalho é Bacharel (2011) e Mestre em Matemática Aplicada (2013), e Doutor em Engenharia Elétrica (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Métodos Estatí­sticos (IM/UFRJ), e tem interesse em aplicação de métodos estatí­sticos em restauração de gravações de áudio degradadas e recuperação de informações musicais, bem como em tópicos de Estatí­stica Computacional. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0776-0400

Liduino Pitombeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat (PPGM-UFRJ). Suas obras têm sido executadas por diversos grupos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira tem Doutorado em Composição e Teoria pela Louisiana State University (EUA). Tem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos no Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1141-655X

Referências

AMES, Charles. The Markov Process as a Compositional Model: A Survey and Tutorial. Leonardo. v. 22, n. 2, p. 175-187, 1989.

ANDREWS, George. The theory of partitions. Cambridge: Cambridge University, 1984. BAKHTIN, Mikhail M. The Dialogic Imagination: Four Essays. Austin: University of Texas Press,

BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. New York: Dover Publications, 1987.

BERTALANFFY, Ludwig von. Teoria Geral dos Sistemas. Petrópolis: Vozes, 2008.

CHAI, Wei; VERCOE, Barry. Folk Music Classification Using Hidden Markov Models. Proc. of International Conference on Artificial Intelligence, 2001.

COOK, John. Solving Van der Pol equation with ivp_solve. Disponí­vel em <https://www.johndcook.com/blog/2019/12/22/van-der-pol/>. Acesso em 21 de julho de 2020.

DOUTHETT, Jack; STEINBACH, Peter. Parsimonious Graphs: A Study in Parsimony, Contextual Transformations, and Modes of Limited Transposition. Journal of Music Theory. v. 42, n. 2, p. 241-263, 1998.

FRIEDMANN, Michael L. A Methodology for the Discussion of Contour: its Application to Schoenberg"™s Music. Journal of Music Theory, v.29, n.2: p. 223–48, 1985.

GENTIL-NUNES, Pauxy. Análise particional: uma mediação entre análise textural e a teoria das partições. 2009. 371 f. Tese (Doutorado em Música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009.

GENTIL-NUNES, Pauxy. PARSEMAT - Parseme Toolbox Software Package. Rio de Janeiro: Pauxy Gentil-Nunes, 2004/2014. versão 3.8. Disponí­vel em: http://musmat.org/downloads/

HERZOG, George. The Yuman musical style. Journal of American Folklore 41 (160), p. 183-231, 1928

KAPLAN, José Alberto. Ars inveniendi. Revista Claves. N. 01, p. 15-25, 2006.

KLEIN, Michael L. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington: Indiana University Press,

KLIR, George. Facets of Systems Science. New York: Plenum, 1991.

KORSYN, Kevin. Toward a New Poetics of Musical Influence. Music and Analysis. v. 10, n. 1/2, p. 3-72, 1991.

KRISTEVA, Julia. Semiótica: Introdução í Semanálise. 2a. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. LIMA, Flávio. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais a partir da Intertextualidade. 2011.

f. Dissertação (Mestrado em Música) – UFPB. João Pessoa, 2011.

MAIA, Lucas Simões. Formalismos da Composição Algorí­tmica - Um Experimento com Canções

Folclóricas Brasileiras. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Programa de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

MALT, Mikhail. Les Mathématiques et la Composition Assistée par Ordinateur (Concepts, Outils et Modèles). Tese (Doutorado em Música e Musicologia do Século XX). Paris: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, 2000.

MEDEIROS, R. J. V. ; SANTOS, R. S. ; PITOMBEIRA, Liduino . Modelagem Sistêmica baseada em Cadeias de Markov. In: XXI Congresso da ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da ANPPOM, 2011.

MESQUITA, Gabriel. A acústica da influência: uma recomposição da intertextualidade na música. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

NIEMEYER, Klaus. A Contribution to Model Theory. In: Scientific support for the decision making in the security sector. Kounchev, Ognyan; Willems, Rene; Shalamanov, Velizar; Tsachev, Tsvetomir (Ed.) (Ed.). Washington, DC : IOS Press, 2007, p.25-40.

MOZART, Wofgang. A. Sonate in C KV 545. Basel: Bärenreiter, 1986. (Partitura), 217 páginas. Piano.

MORRIS, Robert. New Directions in the Theory and Analysis of Musical Contour. Music Theory Spectrum, n. 15, n. 2, p. 205-228, 1993.

Pitombeira, Liduino. A produção de teoria composicional no Brasil. In Ilza Nogueira e Fausto Borém (org.). O pensamento musical criativo: teoria, análise e os desafios interpretativos da atualidade, 1. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015, p. 61–89.

PITOMBEIRA, Liduino. Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional. Anais do XXVII Congresso da ANPPOM, Campinas: UNICAMP, 2017, p. 1-19.

PITOMBEIRA, Liduino. A Systemic Model for Debussy"™s Prélude No.1. MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics. V.2, N.2, Dezembro de 2018.

PITOMBEIRA, Liduino. Compositional Systems: Overview and Applications. MusMat – Brazilian Journal of Music and Mathematics. V.4, N.1, Junho de 2020.

PUFFETT, Kathryn Bailey. "Webern, Anton." Grove Music Online. 2001; Disponí­vel em <https://www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001 /omo-9781561592630-e-0000029993>. Acesso em 20 de julho de 2020.

ROADS, Curtis. The Computer Music Tutorial. Cambridge: MIT Press, 1996.

SAMPAIO, Marco da Silva. A Teoria de Relações de Contornos Musicais: Inconsistências, Soluções e Ferramentas. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

SANTOS, Raphael Sousa. Markov Model. Disponí­vel em: <https://gitlab.com/gamag/markovmodel/-/releases> . 2013.

STRAUS, Joseph N. Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

STRAUS, Joseph N. Introdução í Teoria Pós-tonal. Trad.: Ricardo Bordini. Salvador: EDUFBA, 2013.

TENNEY, James; POLANSKY, Larry. Temporal Gestalt Perception in Music. Journal of Music

Theory, v. 24, n. 2, p. 205-241, 1980

WEBERN, Anton. Fünf Sätze für Streichquartett. Wien: Universal, 1922. (Partitura), 11 páginas.

Quarteto de cordas.

WEBERN, Anton. Drei kleine Stücke, Op. 11 (1914). Wien: Universal, 1952. (Partitura), 3 páginas. Violoncelo e Piano.

WEBERN, Anton. Drei Volkstexte, Op.17 (1924). Wien: Universal, 1955. (Partitura), 9 páginas. Voz, violino (ou viola), Clarinete (Si bemol) e Clarone (Si bemol).

XENAKIS, Iannis. Formalized Music: Thought and Mathematics in Music. Hillsdale: Pendragon Press, 1992.

ZAMPRONHA, Edson S. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. 1998. 291 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós- Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.

Downloads

Publicado

15.09.2020

Como Citar

Ferreira, E. S., Santos, R. S., de Lima, F. F., de Carvalho, H. T., & Pitombeira, L. (2020). Sistema Composicional Intermarkoviano. Revista Vórtex, 8(2), 9. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.9

Edição

Seção

Artigos

Métricas