Interface Computacional para Controle Musical Utilizando os Movimentos dos Olhos
Visualizações: 125DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2616Resumo
O último censo demográfico do Brasil relata que cerca de 13,1 milhões de pessoas se declaram com alguma deficiência do tipo motora. O avanço tecnológico tem contribuído na promoção da acessibilidade e inclusão por meio das técnicas de tecnologia assistiva. Este trabalho apresenta uma interface computacional para controle musical, porém com foco em promover acessibilidade e inclusão a inúmeras pessoas. Por meio do movimento dos olhos o usuário pode controlar uma interface gráfica que envia mensagens (MIDI) para o software Ableton Live com objetivo de controlar a execução sonora. Visando o uso por pessoas leigas no campo musical, a interface proporciona indicações de escolhas para direcionar o usuário a gerar sons mais conexos. As indicações podem ser configuradas de forma manual ou automatizada com auxílio do algoritmo de agrupamento K-means.
Downloads
Referências
ALVA, M. et al. An image based eye controlled assistive system for paralytic patients. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMMUNICATION SYSTEMS, COMPUTING AND IT APPLICATIONS, 2., 2017, Mumbai. Anais... IEEE, 2017. DOI: https://doi.org/10.1109/CSCITA.2017.8066549
ANTON, H.; RORRES, C. Elementary Linear Algebra: Applications Version. 11. ed. USA: Wiley Global Education, 2013.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, jul. 2017. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>.
CAMPOREZ, H. et al. RoboMus: Sistema de performances musicais robóticas. In: WORKSHOP ON UBIQUITOUS MUSIC, 7., 2016, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: 2016.
COOLEY, J. W.; LEWIS, P. A. W.; WELCH, P. D. The Fast Fourier Transform and its Applications. IEEE Transactions on Education, v. 12, n. 1, p. 27–34, 1969. DOI: https://doi.org/10.1109/TE.1969.4320436
CORRÊA, A. G. D. et al. GenVirtual: um Jogo Musical para Reabilitação de Indivíduos com Necessidades Especiais. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 16, n. 1, p. 9–17, 2008.
FORNARI, J. Aplicações artísticas de ubimus. NICS Reports, n. 8, p. 16–26, 2014.
FUTRELLE, J.; DOWNIE, J. S. Interdisciplinary Research Issues in Music Information Retrieval: ISMIR 2000--2002. Journal of New Music Research, v. 32, n. 2, p. 121–131, 2003. DOI: https://doi.org/10.1076/jnmr.32.2.121.16740
HANTRAKUL, L.; KACZMAREK, K. Implementations of the Leap Motion device in sound synthesis and interactive live performance. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON MOVEMENT AND COMPUTING, 14., 2014, Paris. Anais... NY, USA: ACM, 2014. DOI: https://doi.org/10.1145/2617995.2618020
HORNOF, A. J.; SATO, L. EyeMusic: Making Music with the Eyes. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEW INTERFACES FOR MUSICAL EXPRESSION, 4., 2004, Hamamatsu. Anais... Singapore: National University of Singapore, 2004.
IBGE. Censo Demográfico 2010 - Características Gerais da População, Religião, e Pessoas com Deficiência. Disponível em: <http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf>.
JAIN, A. K. Data clustering: 50 years beyond K-means. Pattern Recognition Letters, v. 31, n. 8, p. 651–666, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.patrec.2009.09.011
KELLER, D. et al. Música Ubíqua: Conceito e Motivação. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 19., 2009, Curitiba. Anais... Curitiba: PPGM/UFPR, 2009.
KELLER, D. et al. Convergent Trends Toward Ubiquitous Music. Journal of New Music Research, v. 40, n. 3, p. 265–276, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/09298215.2011.594514
KIM, J.; SCHIEMER, G.; NARUSHIMA, T. Oculog: playing with eye movements. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEW INTERFACES FOR MUSICAL EXPRESSION, 7., 2007, New York, USA. Anais... NY, USA: ACM, 2007. DOI: https://doi.org/10.1145/1279740.1279747
KRÓLAK, A.; STRUMIÅÅO, P. Eye-blink detection system for human-computer interaction. Universal Access in the Information Society, v. 11, n. 4, p. 409–419, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10209-011-0256-6
LAZZARINI, V. et al. Development Tools for Ubiquitous Music on the World Wide Web. In: KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. (Eds.). Ubiquitous Music. Cham: Springer, 2014a. p. 111–128. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0_6
LAZZARINI, V. et al. Prototyping of Ubiquitous Music Ecosystems. In: WORKSHOP ON UBIQUITOUS MUSIC, 5., 2014, Vitória. Anais...Vitória: 2014b.
LOURO, V. S.; IKUTA, C. Y.; NASCIMENTO, M. Música e deficiência: levantamento de adaptações para o fazer musical de pessoas com deficiência. Arquivos Brasileiros de Paralisia Cerebral, v. 1, n. 2, p. 11–17, 2005.
LUPU, R. G. et al. Eye tracking user interface for Internet access used in assistive technology. In: E-HEALTH AND BIOENGINEERING CONFERENCE, 6., 2017, Sinaia. Anais...IEEE, 2017. DOI: https://doi.org/10.1109/EHB.2017.7995510
MARTIN, A. et al. Creative experiments using a system for learning high-level performance structure in ableton live. In: SOUND AND MUSIC COMPUTING CONFERENCE, 9., 2012, Copenhagen. Anais...2012.
MOOG, R. A. MIDI: Musical Instrument Digital Interface. J. Audio Eng. Soc, v. 34, n. 5, p. 394–404, 1986.
OLHAR MUSICAL. Olhar Musical - Experimentação Sonora com Jazz e Distância Euclidiana. 2018a. Disponível em: <https://youtu.be/PAgRCXpyuwg>. Acesso em: <28 set. 2018>.
OLHAR MUSICAL. Olhar Musical - Experimentação Sonora com Jazz e Distâncias Aleátórias. 2018b. Disponível em: <https://youtu.be/ZKgkqn168_k>. Acesso em: <28 set. 2018>.
OLHAR MUSICAL. Música Eletrônica Feita com os Olhos. 2018c. Disponível em: <https://youtu.be/YDj8pr3Cnx8>. Acesso em: <28 set. 2018>.
OLHAR MUSICAL. Olhar Musical - Música Feita com os Olhos #1. 2018d. Disponível em: <https://youtu.be/PzSIt603LWo>. Acesso em: <28 set. 2018>.
PIMENTA, M. S. et al. Methods in Creativity-Centred Design for Ubiquitous Musical Activities. In: KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. (Eds.). Ubiquitous Music. Cham: Springer, 2014. p. 25–48. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0_2
POOLE, A.; BALL, L. Eye tracking in human-computer interaction and usability research: Current status and future prospects. In: ENCYCLOPEDIA OF HUMAN COMPUTER INTERACTION. USA: Idea Group Reference, 2006. p. 211–219. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-59140-562-7.ch034
ROBERTSON, A.; PLUMBLEY, M. D. B-Keeper : A Beat-Tracker for Live Performance. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEW INTERFACES FOR MUSICAL EXPRESSION, 7., 2017, New York. Anais... New York: ACM, 2007. DOI: https://doi.org/10.1145/1279740.1279787
VAMVAKOUSIS, Z.; RAMIREZ, R. Temporal control in the EyeHarp gaze-controlled musical interface. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON NEW INTERFACES FOR MUSICAL EXPRESSION, 12., 2012, Ann Arbor. Anais... Ann Arbor: University of Michigan, 2012.
WHO, (WORLD HEALTH ORGANIZATION). International Classification of Functioning, Disability and Health, 2001. Disponível em: <http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/43737/9789241547321_eng.pdf;jsessionid=36A69A0C518E07E7411F5C69E0BFE282?sequence=1>. Acesso em: 28 set. 2018.
WHO, (WORLD HEALTH ORGANIZATION). Relatório mundial sobre a deficiência, 2012. Disponível em: <http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/70670/WHO_NMH_VIP_11.01_por.pdf?sequence=9>. Acesso em: 1 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Higor Araújo Fim Camporez, Anselmo Frizera Neto, Leandro Lesqueves Costalonga, Helder Roberto de Oliveira Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.