Orchidea – Os meta-instrumentos da Orquestra de Ideias

Visualizações: 79

Autores

  • Flávio Luiz Schiavoni Universidade Federal de São João del-Rei
  • Paulo Gabriel Nunes Cançado Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2615

Resumo

A prática musical coletiva por meio de dispositivos computacionais ocorre em grupos de música contemporânea, orquestras de computadores portáteis e também das orquestras de telefones celulares. Tais grupos musicais envolvem tecnologia e criação musical no desenvolvimento de seus meta-instrumentos e também na concepção de suas peças musicais. Este artigo apresenta a criação da Orchidea, uma orquestra de ideias, e a criação de dois conjuntos de instrumentos musicais digitais utilizando para isto duas abordagens tecnológicas distintas. Na primeira abordagem, utilizamos a plataforma Android e a API libpd para a criação de instrumentos musicais digitais enquanto que na segunda abordagem utilizamos HTML5 e javascript. O artigo avalia como as duas abordagens podem auxiliar a prática musical colaborativa utilizando computadores portáteis e celulares como instrumentos musicais. Estas abordagens são avaliadas de acordo com critérios que envolvem tanto a criação dos instrumentos quando a sua execução em grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Luiz Schiavoni, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Departamento de Computação atua como docente efetivo no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) desta mesma instituição onde coordena o ALICE (Arts Lab in Interface, Computers, and Else), o Grupo de Estudos em Arte Digital Colaborativa e a Orchidea (Orchestra of Ideas). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1999), especialização em Desenvolvimento para WEB pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo na Área de Computação Musical (2013). E-mail: fls@ufsj.edu.br

Paulo Gabriel Nunes Cançado, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São João del-Rei pesquisa atualmente processos criativos colaborativos pelo laboratório ALICE (Arts Lab in Interface, Computers, and Else). E-mail: paulo.g_cancado@yahoo.com.br

Referências

BARREIRO, D. L.; TRALDI, C. A.; Musical conceptions and strategies in creative activities with mobile devices. In Anais do Oitavo Ubimus. São João del-Rei – MG – Brasil. p. 132-143.

BRINKMANN, P.; KIRN, P.; LAWLER, R.; MCCORMICK, C.; ROTH, M.; STEINER, H. C. Embedding pure data with libpd. In: in Proceedings of the Pure Data Convention,Weimar. [S.l.: s.n.], 2011.

BUKVIC, I.; MARTIN, T.; STANDLEY, E.; MATTHEWS, M. Introducing L2Ork : Linux laptop orchestra. In Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME). Sydney, Australia. 2010. p. 170-173.

DANNENBERG, R. B.; CAVACO, S.; ANG, E.; AVRAMOVIC, I.; AYGUN, B.; BAEK, J.; JACKSON, C. The carnegie mellon laptop orchestra. In: Proceedings of the 2007 International Computer Music Conference, vol II. [S.l.]: The International Computer Music Association, 2007. p. 340–343.

ESSL, G.; ROHS, M. Shamus – a sensor-based integrated mobile phone instrument. In Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC). [S.l.: s.n.], 2007. p. 27–31.

IAZZETTA, F.. Interação, Interfaces e Instrumentos em Música Eletroacústica. In: Proceedings of the II IHC-Interação Humano-Computador Conference. Campinas: Unicamp. 1998.

IGLESIA, Daniel; INTERMEDIA, Iglesia. The Mobility is the Message: the Development and Uses of MobMuplat. In: Pure Data Conference (PdCon16). New York. 2016.

KEEFE, P. O.; ESSL, Georg. The Visual in Mobile Music Performance. Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME). Oslo, Norway. 2011. p. 191-196.

KELLER, D. Challenges for a second decade of ubimus research: Knowledge transfer in ubimus activities. Música Hodie, v. 18, p. 147–165, 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v18i1.53578

KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. Ubiquitous music. [S.l.]: Springer, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0

LAUBIER, S. de. The meta-instrument. Computer Music Journal, The MIT Press, v. 22, n. 1, p. 25–29, 1998. DOI: https://doi.org/10.2307/3681042

LAUBIER, S. de; GOUDARD, V. Meta-instrument 3: A look over 17 years of practice. In: Proceedingsof the 2006 Conference on New Interfaces for Musical Expression. Paris, France, France. 2006. p. 288–291.

LEE, S. W.; FREEMAN, J.; COLELLA, A.; YAO, S.; TROYER, A. V. Collaborative musical improvisation in a laptop ensemble with LOLC. In Creativity and Cognition. [S.l.]: ACM, 2011. p. 361–362. ISBN 978-1-4503-0820-5.

MALCANGI, Mario et al. Meta-instrument and natural user Interface: A new paradigm in music education. In: International Academic Conference. International Institute of Social and Economic Sciences (IISES), 2014. p. 283-290.

MATHEWS, M. V. The digital computer as a musical instrument. Science, American Association for the Advancement of Science, v. 142, n. 3592, p. pp. 553–557, 1963. DOI: https://doi.org/10.1126/science.142.3592.553

OH, J.; HERRERA, J.; BRYAN, N. J.; DAHL, L.; WANG, G. Evolving the mobile phone orchestra. Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression. Sydney, Australia. 2010. p. 82–87.

PUCKETTE, M. et al. Pure data: another integrated computer music environment. Proceedings of the second intercollege computer music concerts, p. 37–41, 1996.

ROBERTS, C.; FORBES, A.; HÖLLERER, T. Enabling multimodal mobile interfaces for musical performance. Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME). Daejeon, Republic of Korea. 2013. p. 102–105.

SCHIAVONI, F. L. Event-based ubiquitous music interaction with MCMM: A musical communication modeling methodology. In: SPRINGER. International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research. São Paulo – Brasil. 2016. p. 284–298. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-67738-5_17

SCHIAVONI, F. L.; GONÇALVES, L. L. Programação musical para a web com o Mosaicode. In: Anais do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Campinas - SP – Brazil. 2017. p. 1–6.

SCHIAVONI, F. L.; SILVA, E. X.; CANÇADO, P. G. N. (Orchidea) Uma primeira aplicação para práticas musicais. In Anais do Oitavo Ubimus. São João del-Rei – MG – Brasil. p. 120-131.

SCHIEMER, G.; HAVRYLIV, M. Pocket gamelan: A pure data interface for mobile phones. In: Proceedings of the 2005 Conference on New Interfaces for Musical Expression. Singapore, Singapore: National University of Singapore, 2005. (NIME "™05), p. 156–159.

SCHMEDER, A.; FREED, A.; WESSEL, D. Best practices for open sound control. In: Linux Audio Conference. Utrecht, NL: [s.n.], 2010.

TANAKA, A. Mobile music making. Proceedings of the International Conference on New Interfaces for Musical Expression (NIME). Hamamatsu, Japan. 2004. p. 154–156.

TRUEMAN, D. Why a laptop orchestra? Organised Sound, Cambridge University Press, v. 12, n. 2, p. 171–179, 2007. DOI: https://doi.org/10.1017/S135577180700180X

TSABARY, E. Music education through innovation: The concordia laptop orchestra as a model for transformational education. INTED2014 Proceedings, IATED, p. 657–664, 2014.

WANG, G.; BRYAN, N.; OH, J.; HAMILTON, R. Stanford laptop orchestra (SLOrk). In: International Computer Music Conference. Montreal: [s.n.], 2009.

WANG, G.; ESSL, G.; TELEKOM, D.; PENTTINEN, H. Mopho: Do mobile phones dream of electric orchestras. In: Proc. Intl. Computer Music Conference (ICMC). 2008. [S.l.: s.n.], 2008. p. 29.

Downloads

Publicado

01.09.2018

Como Citar

Schiavoni, F. L., & Cançado, P. G. N. (2018). Orchidea – Os meta-instrumentos da Orquestra de Ideias. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2615

Edição

Seção

Artigos | Dossiê "Ubimus"

Métricas