O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus – Da Metáfora da Listra aos Sons do CAp

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Autores

  • Damián Keller Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical, Universidade Federal do Acre e Instituto Federal do Acre
  • Maria Helena de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2613

Resumo

Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubí­qua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluí­mos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analí­tica ao ciclo completo de design educacional em ubimus.

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Biografia do Autor

Damián Keller, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical, Universidade Federal do Acre e Instituto Federal do Acre

É professor associado na Universidade Federal do Acre. Pesquisador ní­vel 2 do CNPq, coordena o Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) desde 2003. Sua produção foca nas práticas criativas cognitivo-ecológicas e na música ubí­qua, e abrange mais de 150 publicações cientí­ficas, 20 projetos editoriais e múltiplos projetos artí­sticos financiados por agências de fomento do Brasil e dos EUA. Ele é membro e cofundador do Grupo de Música Ubí­qua. E-mail: dkeller@ccrma.stanford.edu

Maria Helena de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Área de Música do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 2004, atuando em Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Básica. Desenvolve desde 2012 projetos de Pesquisa em Ubimus e suas aplicações no campo da Educação Básica junto ao CAp-UFRGS, envolvendo alunos através do Programa de Bolsas em Iniciação Cientí­fica modalidade Educação Básica - UFRGS-CNPq. Atualmente é coordenadora da Comissão de Pesquisa do Colégio de Aplicação da UFRGS. É membro pesquisadora do Grupo de Música Ubí­qua desde 2010. E-mail: helena.lima@ufrgs.br

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Publicado

01.09.2018

Como Citar

Keller, D., & de Lima, M. H. (2018). O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus – Da Metáfora da Listra aos Sons do CAp. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2613

Edição

Seção

Artigos | Dossiê "Ubimus"

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