Editorial Seção Temática Música Ubí­qua – Forças de atração e desafios na pesquisa ubimus

Visualizações: 120

Autores

  • Damián Keller Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (UFAC / IFAC)
  • Daniel Barreiro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2612

Resumo

[Nota do editor] Editorial dos artigos apresentador no Ubimus 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damián Keller, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (UFAC / IFAC)

Dr. Damián Keller é professor associado na Universidade Federal do Acre. Pesquisador ní­vel 2 do CNPq, coordena o Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) desde 2003. Sua produção foca nas práticas criativas cognitivo-ecológicas e na música ubí­qua, e abrange mais de 150 publicações cientí­ficas, 20 projetos editoriais e múltiplos projetos artí­sticos financiados por agências de fomento do Brasil e dos EUA. Ele é membro e cofundador do Grupo de Música Ubí­qua. E-mail: dkeller@ccrma.stanford.edu

Daniel Barreiro, Universidade Federal de Uberlândia

Daniel Luí­s Barreiro é docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atua na graduação, na pós-graduação e como pesquisador do Núcleo de Música e Tecnologia (NUMUT). É Doutor pela University of Birmingham (Inglaterra), Mestre pela PUC/SP (Brasil) e Bacharel pela UNESP (Brasil). Fez Pós-Doutorado no ICMC/USP (Brasil) e na University of Manchester (Inglaterra). E-mail: dlbarreiro@gmail.com

Referências

ALIEL, L. (2018). Markarian 335 [Para contrabaixo acústico e live electronics]. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

ALIEL, L.; KELLER, D.; COSTA, R. (2015). Comprovisation: An approach from aesthetic heuristics in ecocomposition (Comprovisação: Abordagens desde a heurí­stica estética em ecocomposição). In Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2015) (pp. 169-180). Campinas, SP: SBC. (ISBN: 2175-6759.)

ALIEL, L.; KELLER, D.; FERRAZ, S. (2018). Ensaios sobre a peça Markarian 335: Conceitos em atividades criativas ecologicamente fundamentadas a partir da perspectiva Gelassenheit. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

ARAÚJO, R. R.; SCHIAVONI, F. L.; SANDY, J. M. S; CIRILO, E. J. R. (2018). Estudo e avaliação de linguagens de programação musical. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

BARREIRO, D. L.; KELLER, D. (2010). Composição com modelos sonoros: fundamentos e aplicações eletroacústicas. In D. Keller; R. Budasz (ed.), Criação musical e tecnologias: Teoria e prática interdisciplinar (pp. 97-126). Goiânia, GO: Editora ANPPOM.

BARREIRO, D. L.; TRALDI, C. A. (2018). Musical conceptions and strategies in creative activities with mobile devices. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

BODEN, M. A. (2003). The Creative Mind: Myths and Mechanisms. New York, NY: Routledge. (ISBN: 9780415314527.)

BOWN, O.; ELDRIDGE, A.; MCCORMACK, J. (2009). Understanding interaction in contemporary digital music: From instruments to behavioural objects. Organised Sound 14, 188-196. (Doi: 10.1017/S1355771809000296.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771809000296

BROWN, A. R.; KELLER, D.; LIMA, M. H. (2018). How ubiquitous technologies support ubiquitous music. In B.-L. Bartleet; L. Higgins (eds.), The Oxford Handbook of Community Music. Oxford: Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190219505.013.5

BROWN, A. R.; STEWART, D.; HANSEN, A.; STEWART, A. (2015). Making meaningful musical experiences accessible using the iPad. Revista ScientiaTec 2 (2), 8-15. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i2.1461

CAMPOREZ, H. A. F.; MOTA, T. S. R.; ASTORGA, E. M. V.; NEVES, M. V. M.; ROCHA, H.; COSTALONGA, L. L. (2018a). RoboMus: Uma plataforma para performances musicais robóticas. In D. Keller; M. H. Lima (eds.), Aplicações em Música Ubí­qua. São Paulo, SP: Editora ANPPOM.

CAMPOREZ, H. A. F.; NETO, A. F.; COSTALONGA, L. L.; OLIVEIRA, H. R. (2018b). Olhar musical: Uma proposta de interface para expressividade musical voltada a indiví­duos com deficiência motora. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

COELHO DE SOUZA, R.; FARIA, R. R. A. (2013). Creativity as an emergent property in algorithmic composition (A Criatividade como Propriedade Emergente na Composição Algorí­tmica). In D. Keller; D. Quaranta; R. Sigal (eds.), Sonic Ideas, Vol. Musical Creativity / Criatividade Musical / Creatividad Musical. Morelia, México: CMMAS.

COSTALONGA, L. L.; AGUIAR, E.; COURA, D.; NEVES, M. (2015). Campus Vivo: Instalações artí­sticas e artefatos culturais computadorizados. Revista ScientiaTec 2 (2), 75-84. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i2.1465

DONALD, M. (2006). Art and cognitive evolution. In M. Turner (ed.), The Artful Mind (pp. 3-20). Oxford, UK: Oxford University Press. (ISBN: 9780195306361.) DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195306361.003.0001

FERREIRA, E.; KELLER, D.; LIMA, M. H. (2016). Sonic sketches in ubiquitous music: Educational perspectives (Esboços sonoros em música ubí­qua: Perspectivas educacionais). Sonic Ideas 8 (15), 12.

FRITSCH, E. F. (2008). Música Eletrônica: Uma Introdução Ilustrada. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS.

HEIDEGGER, M. (1966). Gelassenheit. New York, NY: Harper Collins.

KELLER, D. (2000). Compositional processes from an ecological perspective. Leonardo Music Journal 10, 55-60. (Doi: 10.1162/096112100570459.) DOI: https://doi.org/10.1162/096112100570459

KELLER, D. (2013). Prologue / La mano en la masa de la creatividad musical / A mão na massa da criatividade musical. Special Volume Sonic Ideas: Musical Creativity / Volumen Especial Ideas Sónicas: Creatividad Musical / Volume Especial Sonic Ideas: Criatividade Musical 10.

KELLER, D. (2014). Characterizing resources in ubimus research: Volatility and rivalry. In Proceedings of the V Workshop in Ubiquitous Music (V UbiMus). Vitória, ES: Ubiquitous Music Group.

KELLER, D. (2018). Challenges for a second decade of ubimus research: Knowledge transfer in ubimus activities. Música Hodie 18 (1), 148-165. (Doi: 10.5216/mh.v18i1.53578.)

KELLER, D.; ALIEL, L.; SILVA, C. R. (2018a). The Handy Metaphor: Bimanual, touchless interaction for the Internet of Musical Things. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

KELLER, D.; BROWN, A. R. (2017). Knowledge transfer in ubiquitous musical activities. In Proceedings of the Brazilian Symposium on Music Research (SEMPEM 2017). https://sempemfladem2017.weebly.com/trabalhos.html.

KELLER, D.; BUDASZ, R. (eds.) (2010). Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar, Vol. 2. Goiânia, GO: Editora ANPPOM. (ISBN: 978-85-63046-01-7.)

KELLER, D.; CAPASSO, A. (2000). Social and perceptual processes in the installation The Trade. Organised Sound 5 (2), 85-94. (Doi: 10.1017/S1355771800002053.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771800002053

KELLER, D.; CAPASSO, A. (2006). New concepts and techniques in eco-composition. Organised Sound 11 (1), 55-62. (Doi: 10.1017/S1355771806000082.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771806000082

KELLER, D.; CAPASSO, A.; TINAJERO, M. P. (2018b). Knowledge transfer in ecologically grounded approaches to ubimus: InMesh 1.0. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group. DOI: https://doi.org/10.1080/09298215.2019.1642361

KELLER, D.; CAPASSO, A.; TINAJERO, P.; FLORES, L. V.; PIMENTA, M. S. (2009). Green Canopy: On The Road [Ubiquitous Music Work]. In Proceedings of XII Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2009). Porto Alegre, RS: SBC.

KELLER, D.; COSTA, R. (2018). Special Issue Música Hodie: Contributions of sound and music computing to current musical and artistic knowledge. Música Hodie 18 (1), 03-15. (Doi: 10.5216/mh.v18i1.53567.) DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v18i1.53578

KELLER, D.; FERREIRA DA SILVA, E.; PINHEIRO DA SILVA, F.; LIMA, M. H.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V. (2013). Everyday musical creativity: An exploratory study with vocal percussion sounds (Criatividade musical cotidiana: Um estudo exploratório com sons vocais percussivos). In Anais do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM 2013). Natal, RN: ANPPOM.

KELLER, D.; FLORES, L. V.; PIMENTA, M. S.; CAPASSO, A.; TINAJERO, P. (2011). Convergent trends toward ubiquitous music. Journal of New Music Research 40 (3), 265-276. (Doi: 10.1080/09298215.2011.594514.) DOI: https://doi.org/10.1080/09298215.2011.594514

KELLER, D.; LAZZARINI, V. (2015). Special Issue on Creativity-Centered Design and the Digital Arts. Journal of Cases in Information Technology (17), i-v.

KELLER, D.; LAZZARINI, V. (2017). Ecologically grounded creative practices in ubiquitous music. Organised Sound 22 (1), 61–72. (Doi: 10.1017/S1355771816000340.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771816000340

KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. (eds.) (2014a). Ubiquitous Music, Vol. XXVIII. Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11152-0.)

KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. (2014b). Ubimus through the lens of creativity theories. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 3-23). Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11151-3.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0_1

KELLER, D.; LIMA, M. H. (2016). Supporting everyday creativity in ubiquitous music making. In P. Kostagiolas; K. Martzoukou; C. Lavranos (eds.), Trends in Music Information Seeking, Behavior, and Retrieval for Creativity. Vancouver, BC: IGI Global Press. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-0270-8.ch005

KELLER, D.; LIMA, M. H. (2018). Práticas cognitivo-ecológicas em ubimus: Sons do CAp. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

KELLER, D.; LIMA, M. H.; FORNARI, J. (2014c). Round table: Challenges in ubiquitous music research (Painel: Desafios da pesquisa em música ubí­qua). In Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM 2014). São Paulo, SP: ANPPOM.

KELLER, D.; OTERO, N.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S.; LIMA, M. H.; JOHANN, M.; COSTALONGA, L. (2014d). Relational properties in interaction aesthetics: The ubiquitous music turn. In K. Ng; J. P. Bowen; S. McDaid (eds.), Proceedings of the Electronic Visualisation and the Arts Conference (EVA 2014). London: BCS, Computer Arts Society Specialist Group. DOI: https://doi.org/10.14236/ewic/EVA2014.49

KELLER, D.; OTERO, N.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S.; LIMA, M. H.; JOHANN, M.; COSTALONGA, L. L. (2015). Interaction aesthetics and ubiquitous music. In N. Zagalo; P. Blanco (eds.), Creativity in the Digital Age (pp. 91-105). London: Springer. (ISBN: 978-1-4471-6680-1.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4471-6681-8_6

KELLER, D.; TIMONEY, J.; COSTALONGA, L.; CAPASSO, A.; TINAJERO, P.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S.; LIMA, M. H.; JOHANN, M. (2014e). Ecologically grounded multimodal design: The Palafito 1.0 study. In Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC 2014) (pp. 1677-1684). Ann Arbor, MI: MPublishing, University of Michigan Library.

LAZZARINI, V.; KELLER, D.; KUHN, C.; PIMENTA, M.; TIMONEY, J. (2015). Prototyping of ubiquitous music ecosystems. Journal of Cases on Information Technology (17), 73-85. (Doi: 10.4018/JCIT.2015100105.) DOI: https://doi.org/10.4018/JCIT.2015100105

LIMA, M. H.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; FERREIRA, E. (2017). Ubiquitous music research: Everyday musical phenomena and their multidisciplinary implications for creativity and education. Journal of Music, Technology and Education 10 (1), 73-92. (Doi: 10.1386/jmte.10.1.73_1.) DOI: https://doi.org/10.1386/jmte.10.1.73_1

LIMA, M. H.; KELLER, D., MILETTO, E.; PIMENTA, M. S.; FLORES, L. V.; JOHANN, M.; FIGUEREDO DE SOUZA, J. C. (2018). Pesquisa em ubimus na Educação Básica: Projeto Música Ubí­qua no Colégio de Aplicação da UFRGS, abordagens de pesquisa e parcerias com o g-ubimus. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

LÖWGREN, J. (2009). Toward an articulation of interaction esthetics. New Review of Hypermedia and Multimedia 15 (2), 129-146. (Doi: 10.1080/13614560903117822.) DOI: https://doi.org/10.1080/13614560903117822

MARTíNEZ-ALCALí, C. I.; ROSALES-LAGARDE, A.; ALONSO-LAVERNIA, M. A.,; RAMíREZ-SALVADOR, J. A.; JIMÉNEZ-RODRíGUEZ, B.; CEPEDA-REBOLLAR, R. M.; LÓPEZ-NOGUEROLA, J. S.; BAUTISTA-DíAZ, M. L.; AGIS-JUíREZ, R. A. (2018). Digital inclusion in older adults: A comparison between face-to-face and blended digital literacy workshops. Frontiers in ICT 5, 21. (Doi: 10.3389/fict.2018.00021.) DOI: https://doi.org/10.3389/fict.2018.00021

MCCORMACK, J.; D'INVERNO, M. (2012). Computers and Creativity. Berlin, Heidelberg: Springer. (ISBN: 978-3-642-31726-2.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-31727-9

MELO, M. T. S.; KELLER, D. (2013). Tocaflor: Exploration of the graphic-procedural metaphor in a mixed media artwork (Tocaflor: Exploração da marcação procedimental-gráfica em uma obra mista). In D. Keller; M. A. Scarpellini (eds.), Anais do II Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA 2013). Rio Branco, AC: EDUFAC.

MESSINA, M.; ALIEL, L. (2018). Ntrallazzu 4 [a cycle of pieces for extractable parts, live scores and electronics]. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

NANCE, R. W. (2007). Compositional explorations of plastic sound. Doctoral Thesis in Music, De Montfort University, UK.

NANCE, R. (2018). Music as a plastic art: An ecological strategy facilitating emergence in an instrumental composition ecology. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

OBICI, G. (2018). Dissimulação [Obra Musical Ubí­qua]. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

PARMAR, R. (2012). The Garden of Adumbrations: Reimagining environmental composition. Organised Sound 17 (3), 202–210. (Doi: 10.1017/S1355771811000392.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771811000392

PIMENTA, M. S.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; LIMA, M. H.; LAZZARINI, V. (2014). Methods in creativity-centred design for ubiquitous musical activities. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 25--48). Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11152-0.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0_2

PULLIN, G. (2007). Social mobiles and speaking chairs: Applying critical design to disruption, discourse and disability. In Proceedings of the conference of the European Academy of Design (EAD 2007), Izmir, Turkey.

RIBEIRO NETTO, A.; CASTHELOGE, L.; OLIOSI, A.; MATEUS, A.; COSTALONGA, L.; COURA, D. (2015). Memory Tree: Multimedia Interactive Installation (írvore das Memórias: Instalação Multimí­dia Interativa). In Proceedings of the XV Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2015) (pp. 76-82). Campinas, SP: SBC.

RODRIGUES, R. F. E. (2005). A Textura da Máquina. São Paulo, SP: Annablume.

ROGERS, Y. (2006). Moving on from Weiser's vision of calm computing: Engaging ubicomp experiences. In Proceedings of The 8th International Conference on Ubiquitous Computing (pp. 404-421). Berlin and Heidelberg: Springer-Verlag. (ISBN: 3-540-39634-9, 978-3-540-39634-5.) DOI: https://doi.org/10.1007/11853565_24

SCHIAVONI, F. L.; COSTALONGA, L. (2014). Ubiquitous computing meets ubiquitous music. Cadernos de Informática 8 (4), 81-83.

SCHIAVONI, F.; GONÇALVES, L.; SANDY, J. (2018a). Mosaicode and the visual programming of Web Application for Music and Multimedia. Música Hodie 18 (1), 132-146. (Doi: 10.5216/mh.v18i1.53577.) DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v18i1.53577

SCHIAVONI, F. L.; SILVA, E. X.; CANÇADO, P. G. N. (2018b). Orchidea: Uma orquestra de dispositivos móveis. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

STOLFI, A.; MILO, A.; BARTHET, M. (2018). Cannibal soundscape [Ubiquitous Music Work]. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

TANAKA, A. (2009). Sensor-based musical instruments and interactive music. In R. T. Dean (ed.), The Oxford Handbook of Computer Music (pp. 233-257). New York, NY: Oxford University Press. (ISBN: 9780195331615.)

THOMASI, R. (2018). Ecos n.1 [Para eletrônica ao vivo e ambiente retroalimentado]. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

TRUEMAN, D. (2007). Why a laptop orchestra?. Organised Sound 12 (2), 171-179. (Doi: 10.1017/S135577180700180X.) DOI: https://doi.org/10.1017/S135577180700180X

TURCHET, L.; BARTHET, M. (2018). Ubiquitous musical activities with smart musical instruments. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.

TURCHET, L.; FISCHIONE, C.; BARTHET, M. (2017). Towards the internet of musical things. In Proceedings of the 14th Sound and Music Computing Conference (SMC 2017) (pp. 13-20). Espoo, Finland: SMC.

VAN TROYER, A. (2014). Repertoire remix in the context of Festival City. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 51-63). Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11152-0.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0_3

WEISBERG, R. W. (1993). Creativity: Beyond the myth of genius. New York, NY: W. H. Freeman. (ISBN: 9780716723677.)

WEISER, M. (1993). Some computer science issues in ubiquitous computing. Communications of the ACM 36. (Doi: 10.1145/159544.159617.) DOI: https://doi.org/10.1145/159544.159617

WESSEL, D.; WRIGHT, M. (2002). Problems and prospects for intimate musical control of computers. Computer Music Journal 26 (3), 11-22. (Doi: 10.1162/014892602320582945.) DOI: https://doi.org/10.1162/014892602320582945

XENAKIS, I. (1971/1992). Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. Hillsdale, NY: Pendragon Press. (ISBN: 9781576470794.)

ZUBEN, P. (2004). O Som e seus Novos Instrumentos. São Paulo, SP: Editora Irmãos Vitale

Downloads

Publicado

01.09.2018

Como Citar

Keller, D., & Barreiro, D. (2018). Editorial Seção Temática Música Ubí­qua – Forças de atração e desafios na pesquisa ubimus. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2612

Edição

Seção

Artigos | Dossiê "Ubimus"

Métricas