Editorial Seção Temática Música Ubíqua – Forças de atração e desafios na pesquisa ubimus
Visualizações: 123DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2612Resumo
[Nota do editor] Editorial dos artigos apresentador no Ubimus 2018.Downloads
Referências
ALIEL, L. (2018). Markarian 335 [Para contrabaixo acústico e live electronics]. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
ALIEL, L.; KELLER, D.; COSTA, R. (2015). Comprovisation: An approach from aesthetic heuristics in ecocomposition (Comprovisação: Abordagens desde a heurística estética em ecocomposição). In Proceedings of the Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2015) (pp. 169-180). Campinas, SP: SBC. (ISBN: 2175-6759.)
ALIEL, L.; KELLER, D.; FERRAZ, S. (2018). Ensaios sobre a peça Markarian 335: Conceitos em atividades criativas ecologicamente fundamentadas a partir da perspectiva Gelassenheit. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
ARAÚJO, R. R.; SCHIAVONI, F. L.; SANDY, J. M. S; CIRILO, E. J. R. (2018). Estudo e avaliação de linguagens de programação musical. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
BARREIRO, D. L.; KELLER, D. (2010). Composição com modelos sonoros: fundamentos e aplicações eletroacústicas. In D. Keller; R. Budasz (ed.), Criação musical e tecnologias: Teoria e prática interdisciplinar (pp. 97-126). Goiânia, GO: Editora ANPPOM.
BARREIRO, D. L.; TRALDI, C. A. (2018). Musical conceptions and strategies in creative activities with mobile devices. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
BODEN, M. A. (2003). The Creative Mind: Myths and Mechanisms. New York, NY: Routledge. (ISBN: 9780415314527.)
BOWN, O.; ELDRIDGE, A.; MCCORMACK, J. (2009). Understanding interaction in contemporary digital music: From instruments to behavioural objects. Organised Sound 14, 188-196. (Doi: 10.1017/S1355771809000296.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771809000296
BROWN, A. R.; KELLER, D.; LIMA, M. H. (2018). How ubiquitous technologies support ubiquitous music. In B.-L. Bartleet; L. Higgins (eds.), The Oxford Handbook of Community Music. Oxford: Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190219505.013.5
BROWN, A. R.; STEWART, D.; HANSEN, A.; STEWART, A. (2015). Making meaningful musical experiences accessible using the iPad. Revista ScientiaTec 2 (2), 8-15. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i2.1461
CAMPOREZ, H. A. F.; MOTA, T. S. R.; ASTORGA, E. M. V.; NEVES, M. V. M.; ROCHA, H.; COSTALONGA, L. L. (2018a). RoboMus: Uma plataforma para performances musicais robóticas. In D. Keller; M. H. Lima (eds.), Aplicações em Música Ubíqua. São Paulo, SP: Editora ANPPOM.
CAMPOREZ, H. A. F.; NETO, A. F.; COSTALONGA, L. L.; OLIVEIRA, H. R. (2018b). Olhar musical: Uma proposta de interface para expressividade musical voltada a indivíduos com deficiência motora. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
COELHO DE SOUZA, R.; FARIA, R. R. A. (2013). Creativity as an emergent property in algorithmic composition (A Criatividade como Propriedade Emergente na Composição Algorítmica). In D. Keller; D. Quaranta; R. Sigal (eds.), Sonic Ideas, Vol. Musical Creativity / Criatividade Musical / Creatividad Musical. Morelia, México: CMMAS.
COSTALONGA, L. L.; AGUIAR, E.; COURA, D.; NEVES, M. (2015). Campus Vivo: Instalações artísticas e artefatos culturais computadorizados. Revista ScientiaTec 2 (2), 75-84. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v2i2.1465
DONALD, M. (2006). Art and cognitive evolution. In M. Turner (ed.), The Artful Mind (pp. 3-20). Oxford, UK: Oxford University Press. (ISBN: 9780195306361.) DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195306361.003.0001
FERREIRA, E.; KELLER, D.; LIMA, M. H. (2016). Sonic sketches in ubiquitous music: Educational perspectives (Esboços sonoros em música ubíqua: Perspectivas educacionais). Sonic Ideas 8 (15), 12.
FRITSCH, E. F. (2008). Música Eletrônica: Uma Introdução Ilustrada. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS.
HEIDEGGER, M. (1966). Gelassenheit. New York, NY: Harper Collins.
KELLER, D. (2000). Compositional processes from an ecological perspective. Leonardo Music Journal 10, 55-60. (Doi: 10.1162/096112100570459.) DOI: https://doi.org/10.1162/096112100570459
KELLER, D. (2013). Prologue / La mano en la masa de la creatividad musical / A mão na massa da criatividade musical. Special Volume Sonic Ideas: Musical Creativity / Volumen Especial Ideas Sónicas: Creatividad Musical / Volume Especial Sonic Ideas: Criatividade Musical 10.
KELLER, D. (2014). Characterizing resources in ubimus research: Volatility and rivalry. In Proceedings of the V Workshop in Ubiquitous Music (V UbiMus). Vitória, ES: Ubiquitous Music Group.
KELLER, D. (2018). Challenges for a second decade of ubimus research: Knowledge transfer in ubimus activities. Música Hodie 18 (1), 148-165. (Doi: 10.5216/mh.v18i1.53578.)
KELLER, D.; ALIEL, L.; SILVA, C. R. (2018a). The Handy Metaphor: Bimanual, touchless interaction for the Internet of Musical Things. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
KELLER, D.; BROWN, A. R. (2017). Knowledge transfer in ubiquitous musical activities. In Proceedings of the Brazilian Symposium on Music Research (SEMPEM 2017). https://sempemfladem2017.weebly.com/trabalhos.html.
KELLER, D.; BUDASZ, R. (eds.) (2010). Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar, Vol. 2. Goiânia, GO: Editora ANPPOM. (ISBN: 978-85-63046-01-7.)
KELLER, D.; CAPASSO, A. (2000). Social and perceptual processes in the installation The Trade. Organised Sound 5 (2), 85-94. (Doi: 10.1017/S1355771800002053.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771800002053
KELLER, D.; CAPASSO, A. (2006). New concepts and techniques in eco-composition. Organised Sound 11 (1), 55-62. (Doi: 10.1017/S1355771806000082.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771806000082
KELLER, D.; CAPASSO, A.; TINAJERO, M. P. (2018b). Knowledge transfer in ecologically grounded approaches to ubimus: InMesh 1.0. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group. DOI: https://doi.org/10.1080/09298215.2019.1642361
KELLER, D.; CAPASSO, A.; TINAJERO, P.; FLORES, L. V.; PIMENTA, M. S. (2009). Green Canopy: On The Road [Ubiquitous Music Work]. In Proceedings of XII Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2009). Porto Alegre, RS: SBC.
KELLER, D.; COSTA, R. (2018). Special Issue Música Hodie: Contributions of sound and music computing to current musical and artistic knowledge. Música Hodie 18 (1), 03-15. (Doi: 10.5216/mh.v18i1.53567.) DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v18i1.53578
KELLER, D.; FERREIRA DA SILVA, E.; PINHEIRO DA SILVA, F.; LIMA, M. H.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V. (2013). Everyday musical creativity: An exploratory study with vocal percussion sounds (Criatividade musical cotidiana: Um estudo exploratório com sons vocais percussivos). In Anais do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM 2013). Natal, RN: ANPPOM.
KELLER, D.; FLORES, L. V.; PIMENTA, M. S.; CAPASSO, A.; TINAJERO, P. (2011). Convergent trends toward ubiquitous music. Journal of New Music Research 40 (3), 265-276. (Doi: 10.1080/09298215.2011.594514.) DOI: https://doi.org/10.1080/09298215.2011.594514
KELLER, D.; LAZZARINI, V. (2015). Special Issue on Creativity-Centered Design and the Digital Arts. Journal of Cases in Information Technology (17), i-v.
KELLER, D.; LAZZARINI, V. (2017). Ecologically grounded creative practices in ubiquitous music. Organised Sound 22 (1), 61–72. (Doi: 10.1017/S1355771816000340.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771816000340
KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. (eds.) (2014a). Ubiquitous Music, Vol. XXVIII. Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11152-0.)
KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. (2014b). Ubimus through the lens of creativity theories. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 3-23). Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11151-3.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0_1
KELLER, D.; LIMA, M. H. (2016). Supporting everyday creativity in ubiquitous music making. In P. Kostagiolas; K. Martzoukou; C. Lavranos (eds.), Trends in Music Information Seeking, Behavior, and Retrieval for Creativity. Vancouver, BC: IGI Global Press. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-5225-0270-8.ch005
KELLER, D.; LIMA, M. H. (2018). Práticas cognitivo-ecológicas em ubimus: Sons do CAp. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
KELLER, D.; LIMA, M. H.; FORNARI, J. (2014c). Round table: Challenges in ubiquitous music research (Painel: Desafios da pesquisa em música ubíqua). In Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM 2014). São Paulo, SP: ANPPOM.
KELLER, D.; OTERO, N.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S.; LIMA, M. H.; JOHANN, M.; COSTALONGA, L. (2014d). Relational properties in interaction aesthetics: The ubiquitous music turn. In K. Ng; J. P. Bowen; S. McDaid (eds.), Proceedings of the Electronic Visualisation and the Arts Conference (EVA 2014). London: BCS, Computer Arts Society Specialist Group. DOI: https://doi.org/10.14236/ewic/EVA2014.49
KELLER, D.; OTERO, N.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S.; LIMA, M. H.; JOHANN, M.; COSTALONGA, L. L. (2015). Interaction aesthetics and ubiquitous music. In N. Zagalo; P. Blanco (eds.), Creativity in the Digital Age (pp. 91-105). London: Springer. (ISBN: 978-1-4471-6680-1.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4471-6681-8_6
KELLER, D.; TIMONEY, J.; COSTALONGA, L.; CAPASSO, A.; TINAJERO, P.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S.; LIMA, M. H.; JOHANN, M. (2014e). Ecologically grounded multimodal design: The Palafito 1.0 study. In Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC 2014) (pp. 1677-1684). Ann Arbor, MI: MPublishing, University of Michigan Library.
LAZZARINI, V.; KELLER, D.; KUHN, C.; PIMENTA, M.; TIMONEY, J. (2015). Prototyping of ubiquitous music ecosystems. Journal of Cases on Information Technology (17), 73-85. (Doi: 10.4018/JCIT.2015100105.) DOI: https://doi.org/10.4018/JCIT.2015100105
LIMA, M. H.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; FERREIRA, E. (2017). Ubiquitous music research: Everyday musical phenomena and their multidisciplinary implications for creativity and education. Journal of Music, Technology and Education 10 (1), 73-92. (Doi: 10.1386/jmte.10.1.73_1.) DOI: https://doi.org/10.1386/jmte.10.1.73_1
LIMA, M. H.; KELLER, D., MILETTO, E.; PIMENTA, M. S.; FLORES, L. V.; JOHANN, M.; FIGUEREDO DE SOUZA, J. C. (2018). Pesquisa em ubimus na Educação Básica: Projeto Música Ubíqua no Colégio de Aplicação da UFRGS, abordagens de pesquisa e parcerias com o g-ubimus. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
LÖWGREN, J. (2009). Toward an articulation of interaction esthetics. New Review of Hypermedia and Multimedia 15 (2), 129-146. (Doi: 10.1080/13614560903117822.) DOI: https://doi.org/10.1080/13614560903117822
MARTíNEZ-ALCALí, C. I.; ROSALES-LAGARDE, A.; ALONSO-LAVERNIA, M. A.,; RAMíREZ-SALVADOR, J. A.; JIMÉNEZ-RODRíGUEZ, B.; CEPEDA-REBOLLAR, R. M.; LÓPEZ-NOGUEROLA, J. S.; BAUTISTA-DíAZ, M. L.; AGIS-JUíREZ, R. A. (2018). Digital inclusion in older adults: A comparison between face-to-face and blended digital literacy workshops. Frontiers in ICT 5, 21. (Doi: 10.3389/fict.2018.00021.) DOI: https://doi.org/10.3389/fict.2018.00021
MCCORMACK, J.; D'INVERNO, M. (2012). Computers and Creativity. Berlin, Heidelberg: Springer. (ISBN: 978-3-642-31726-2.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-31727-9
MELO, M. T. S.; KELLER, D. (2013). Tocaflor: Exploration of the graphic-procedural metaphor in a mixed media artwork (Tocaflor: Exploração da marcação procedimental-gráfica em uma obra mista). In D. Keller; M. A. Scarpellini (eds.), Anais do II Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA 2013). Rio Branco, AC: EDUFAC.
MESSINA, M.; ALIEL, L. (2018). Ntrallazzu 4 [a cycle of pieces for extractable parts, live scores and electronics]. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
NANCE, R. W. (2007). Compositional explorations of plastic sound. Doctoral Thesis in Music, De Montfort University, UK.
NANCE, R. (2018). Music as a plastic art: An ecological strategy facilitating emergence in an instrumental composition ecology. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
OBICI, G. (2018). Dissimulação [Obra Musical Ubíqua]. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
PARMAR, R. (2012). The Garden of Adumbrations: Reimagining environmental composition. Organised Sound 17 (3), 202–210. (Doi: 10.1017/S1355771811000392.) DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771811000392
PIMENTA, M. S.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; LIMA, M. H.; LAZZARINI, V. (2014). Methods in creativity-centred design for ubiquitous musical activities. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 25--48). Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11152-0.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0_2
PULLIN, G. (2007). Social mobiles and speaking chairs: Applying critical design to disruption, discourse and disability. In Proceedings of the conference of the European Academy of Design (EAD 2007), Izmir, Turkey.
RIBEIRO NETTO, A.; CASTHELOGE, L.; OLIOSI, A.; MATEUS, A.; COSTALONGA, L.; COURA, D. (2015). Memory Tree: Multimedia Interactive Installation (írvore das Memórias: Instalação Multimídia Interativa). In Proceedings of the XV Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2015) (pp. 76-82). Campinas, SP: SBC.
RODRIGUES, R. F. E. (2005). A Textura da Máquina. São Paulo, SP: Annablume.
ROGERS, Y. (2006). Moving on from Weiser's vision of calm computing: Engaging ubicomp experiences. In Proceedings of The 8th International Conference on Ubiquitous Computing (pp. 404-421). Berlin and Heidelberg: Springer-Verlag. (ISBN: 3-540-39634-9, 978-3-540-39634-5.) DOI: https://doi.org/10.1007/11853565_24
SCHIAVONI, F. L.; COSTALONGA, L. (2014). Ubiquitous computing meets ubiquitous music. Cadernos de Informática 8 (4), 81-83.
SCHIAVONI, F.; GONÇALVES, L.; SANDY, J. (2018a). Mosaicode and the visual programming of Web Application for Music and Multimedia. Música Hodie 18 (1), 132-146. (Doi: 10.5216/mh.v18i1.53577.) DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v18i1.53577
SCHIAVONI, F. L.; SILVA, E. X.; CANÇADO, P. G. N. (2018b). Orchidea: Uma orquestra de dispositivos móveis. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
STOLFI, A.; MILO, A.; BARTHET, M. (2018). Cannibal soundscape [Ubiquitous Music Work]. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
TANAKA, A. (2009). Sensor-based musical instruments and interactive music. In R. T. Dean (ed.), The Oxford Handbook of Computer Music (pp. 233-257). New York, NY: Oxford University Press. (ISBN: 9780195331615.)
THOMASI, R. (2018). Ecos n.1 [Para eletrônica ao vivo e ambiente retroalimentado]. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
TRUEMAN, D. (2007). Why a laptop orchestra?. Organised Sound 12 (2), 171-179. (Doi: 10.1017/S135577180700180X.) DOI: https://doi.org/10.1017/S135577180700180X
TURCHET, L.; BARTHET, M. (2018). Ubiquitous musical activities with smart musical instruments. In Anais do Workshop em Música Ubíqua / Proceedings of the Ubiquitous Music Workshop (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: Ubiquitous Music Group.
TURCHET, L.; FISCHIONE, C.; BARTHET, M. (2017). Towards the internet of musical things. In Proceedings of the 14th Sound and Music Computing Conference (SMC 2017) (pp. 13-20). Espoo, Finland: SMC.
VAN TROYER, A. (2014). Repertoire remix in the context of Festival City. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 51-63). Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11152-0.) DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11152-0_3
WEISBERG, R. W. (1993). Creativity: Beyond the myth of genius. New York, NY: W. H. Freeman. (ISBN: 9780716723677.)
WEISER, M. (1993). Some computer science issues in ubiquitous computing. Communications of the ACM 36. (Doi: 10.1145/159544.159617.) DOI: https://doi.org/10.1145/159544.159617
WESSEL, D.; WRIGHT, M. (2002). Problems and prospects for intimate musical control of computers. Computer Music Journal 26 (3), 11-22. (Doi: 10.1162/014892602320582945.) DOI: https://doi.org/10.1162/014892602320582945
XENAKIS, I. (1971/1992). Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition. Hillsdale, NY: Pendragon Press. (ISBN: 9781576470794.)
ZUBEN, P. (2004). O Som e seus Novos Instrumentos. São Paulo, SP: Editora Irmãos Vitale
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Damián Keller, Daniel Barreiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.