A XEROGRAFIA E O LIVRO DE ARTISTA

Autores

  • Amir Brito Cador UFMG

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9635

Resumo

No Brasil, o uso das fotocopiadoras teve um significativo impacto na produção de livros de artista. Se por um lado facilitou a reprodução de publicações em pequenas tiragens, também incentivou a experimentação com os novos meios. Para entender a importância da xerografia na arte brasileira, o artigo analisa as publicações mais conhecidas e comenta algumas das principais exposições realizadas nos anos 1970 e 1980. Baseado em um banco de dados criado pelo autor, o artigo é o primeiro levantamento a respeito das publicações produzidas em xerox e demonstra que a sua contribuição para a arte brasileira tem sido subestimada, considerando que os artigos mais recentes a respeito dessa produção em xerox foram publicados no exterior e que ainda não tivemos nenhum livro ou exposição dedicados ao tema nos últimos vinte anos. A obra de arte multiplicada teve impacto no modo de produção dos artistas, na circulação de suas obras e em sua relação com o mercado e os museus. 

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Publicado

2024-11-28

Edição

Seção

Dossiê: Poética gravada: processos, contaminações e conexões