ALQUIMIA DA IMAGEM

Colagem surrealista e melancolia em Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9254

Resumo

A colagem representa para o Surrealismo tanto uma técnica artística, comum no contexto das vanguardas, como um elemento fundamental da sua poética para a composição das imagens, que encontram sua potência na aproximação entre duas ou mais realidades distintas e incompatíveis. Definida por Max Ernst como “alquimia da imagem visual”, o efeito visado da colagem surrealista é o curto-circuito da percepção comum, capaz de criar um estranhamento frente à vida cotidiana e habitual. O presente trabalho tem como objetivo propor uma relação da colagem surrealista com o conceito de melancolia apresentado por Walter Benjamin, compreendendo-a como procedimento alegórico, e analisar a sua conexão com a “organização do pessimismo” enquanto “melancolia revolucionária”.

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Biografia do Autor

Lucas Fier, Universidade Estadual do Paraná

Artista e pesquisador. Doutorando em História pela UFPR - na linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa. Possui Mestrado em Artes pela Universidade Estadual do Paraná e graduação em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (atual UNESPAR) (2011). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4452155544946097

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Publicado

2024-06-26 — Atualizado em 2024-06-27

Versões

Edição

Seção

Dossiê - Melancolia e Arte