PENSAR COM AS MÃOS - A OBRA DE ARTE COMO VETOR EM PROJETO DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9253Resumo
Apresenta-se o resultado de um estudo de caso de um experimento pedagógico realizado em sala de aula, no âmbito do Mestrado em Educação Artística, defendido em fevereiro de 2024, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, centrando na problemática do desenvolvimento das aprendizagens globais no 1º ciclo do Ensino Básico do sistema de ensino português (crianças entre os seis e os nove anos), com o objetivo de desenvolver um projeto de artes visuais, partindo da obra de arte, aplicando um modelo que une metodologias do ensino artístico ao trabalho de projeto, com o propósito de promover criatividade e expressão individual. Foi desenhado um projeto de coadjuvação entre a professora titular e a professora especialista, com o intuito de facilitar as aprendizagens, interligando-as. O trabalho por projetos colaborativos facilitou um caminho único, transformador, envolvendo incerteza, dúvida e improviso. Permitiu compreender como se podem ligar as abordagens do Ensino Artístico às diversas áreas curriculares resultando em múltiplas interações na abordagem do conhecimento, envolvendo as crianças na sua construção e por isso mesmo tornando-o mais significativo. Contribuíram para uma melhor reflexão desta experiência o cruzamento realizado neste trabalho entre as metodologias de investigação-ação e os estudos etnográficos ou investigação naturalista. A experiência aqui apresentada, engloba elementos que não sendo novos, se tornaram verdadeiras inovações pedagógicas ao longo de décadas. Aqui combinados de forma diferente, fica demonstrado a sua aplicabilidade transversal nas aprendizagens realizadas pelas crianças da nossa amostra.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-06-27 (2)
- 2024-06-26 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).