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PENSAR COM AS MÃOS - A OBRA DE ARTE COMO VETOR EM PROJETO DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Autores

  • Fátima da Conceição Barros Teixeira Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
  • Leonardo Charréu Instituto Politécnico de Lisboa; CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes e do CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) https://orcid.org/0000-0002-6761-6964

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9253

Resumo

Apresenta-se o resultado de um estudo de caso de um experimento pedagógico realizado em sala de aula, no âmbito do Mestrado em Educação Artística, defendido em fevereiro de 2024, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, centrando na problemática do desenvolvimento das aprendizagens globais no 1º ciclo do Ensino Básico do sistema de ensino português (crianças entre os seis e os nove anos), com o objetivo de desenvolver um projeto de artes visuais, partindo da obra de arte, aplicando um modelo que une metodologias do ensino artístico ao trabalho de projeto, com o propósito de promover criatividade e expressão individual. Foi desenhado um projeto de coadjuvação entre a professora titular e a professora especialista, com o intuito de facilitar as aprendizagens, interligando-as. O trabalho por projetos colaborativos facilitou um caminho único, transformador, envolvendo incerteza, dúvida e improviso. Permitiu compreender como se podem ligar as abordagens do Ensino Artístico às diversas áreas curriculares resultando em múltiplas interações na abordagem do conhecimento, envolvendo as crianças na sua construção e por isso mesmo tornando-o mais significativo. Contribuíram para uma melhor reflexão desta experiência o cruzamento realizado neste trabalho entre as metodologias de investigação-ação e os estudos etnográficos ou investigação naturalista. A experiência aqui apresentada, engloba elementos que não sendo novos, se tornaram verdadeiras inovações pedagógicas ao longo de décadas. Aqui combinados de forma diferente, fica demonstrado a sua aplicabilidade transversal nas aprendizagens realizadas pelas crianças da nossa amostra.

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Publicado

2024-06-26

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Artigos