Poles Dance

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.227-234

Resumo

Este ensaio visual se fez de fotos tiradas durante vários anos de observação de um loteamento clandestino na periferia de uma cidade do interior paulista, o qual permaneceu embargado por uma década ou mais por ordem das autoridades municipais. Em 2017 os proprietários conseguiram regularizar o empreendimento e as obras foram retomadas. A exceção foram os postes de energia e iluminação urbana que foram instalados mesmo durante o embargo, criando, assim, uma imagem fantasmagórica das ruas que relutavam em ser reais, enquanto o gado pastava por sob eles. A maioria das fotos aqui apresentadas mostram os trabalhos em andamento  com o contraste de materiais da vegetação, do concreto e da terra revolvida cujo relevo é acompanhado pela cadência da fiação. Mas o que está em questão aqui é como algo feio e desonesto pode ser a matéria de imagens que pelo menos pretendem ser belas. Esta hipótese aponta para a imagem fotográfica ser uma transfiguração da natureza mais do que uma mera reprodução.

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Biografia do Autor

Marcos Faccioli Gabriel, Universidade Estadual Paulista UNESP - Faculdade de Ciência e Tecnologia

Professor de história da arquitetura e de estética em meu departamento. Minha dissertação de mestrado (EESC-USP) estudava a obra do arquiteto Vilanova Artigas como obra de arte. Tese de doutorado (FAUUSP) intitulada Mário Pedrosa e a arquitetura brasileira: autonomia e sí­ntese das artes. Atualmente desenvolvo pós-doutorado (FAU USP) com o tema Em busca do estilo da modernidade.

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Ensaios Visuais