THÉODORE GÉRICAULT E SEBASTIÃO SALGADO: CONECTADOS PELO OLHAR DO ROMANTISMO.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.144-158Palavras-chave:
Sebastião Salgado, Romantismo, Géricault, Pintura romântica, FotografiaResumo
As fotografias de Sebastião Salgado contêm muito mais do que um apelo fotojornalístico. Nelas, as relações sociais e a natureza apresentam-se dilaceradas, corrompidas e fragmentadas pelas ações do próprio homem. Apesar de todas as críticas de oportunismo estético que cercam a obra do fotógrafo, não há como não enxergar um olhar que ultrapassa a realidade e nos coloca diante de um comentário sensível e subjetivo sobre perdas, trazendo uma reflexão sobre os efeitos da era pós-revoluções industriais sobre os indivíduos. Salgado mergulha também no seu próprio universo e parece refugiar-se nele. Este impulso do fotógrafo para dentro de si mesmo, traz semelhanças com o dos artistas do período romântico. E do ponto de vista formal, relações semelhantes também podem ser percebidas. A proposta deste estudo é apontar as possíveis relações intertextuais que poderiam existir entre dois retratos: uma fotografia feita por Sebastião Salgado em 1985 em Mali e uma pintura de Théodore Géricault, de 1822. Apesar de produzidas em linguagens distintas, separadas pelo tempo, ambas compõem, com profunda comoção, retratos da natureza humana. Sob a ótica da iconografia e da iconologia de Erwin Panofsky, iremos identificar em Salgado, uma postura tão romântica quanto a de Géricault em sua pintura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).