THÉODORE GÉRICAULT E SEBASTIÃO SALGADO: CONECTADOS PELO OLHAR DO ROMANTISMO.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.2.144-158Keywords:
Sebastião Salgado, Romantismo, Géricault, Pintura romântica, FotografiaAbstract
As fotografias de Sebastião Salgado contêm muito mais do que um apelo fotojornalístico. Nelas, as relações sociais e a natureza apresentam-se dilaceradas, corrompidas e fragmentadas pelas ações do próprio homem. Apesar de todas as críticas de oportunismo estético que cercam a obra do fotógrafo, não há como não enxergar um olhar que ultrapassa a realidade e nos coloca diante de um comentário sensível e subjetivo sobre perdas, trazendo uma reflexão sobre os efeitos da era pós-revoluções industriais sobre os indivíduos. Salgado mergulha também no seu próprio universo e parece refugiar-se nele. Este impulso do fotógrafo para dentro de si mesmo, traz semelhanças com o dos artistas do período romântico. E do ponto de vista formal, relações semelhantes também podem ser percebidas. A proposta deste estudo é apontar as possíveis relações intertextuais que poderiam existir entre dois retratos: uma fotografia feita por Sebastião Salgado em 1985 em Mali e uma pintura de Théodore Géricault, de 1822. Apesar de produzidas em linguagens distintas, separadas pelo tempo, ambas compõem, com profunda comoção, retratos da natureza humana. Sob a ótica da iconografia e da iconologia de Erwin Panofsky, iremos identificar em Salgado, uma postura tão romântica quanto a de Géricault em sua pintura.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-12-19
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).