Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-08-15. Leia a versão mais recente.

EM BUSCA DA ESSÊNCIA: NOTAS SOBRE A PRESENÇA DA MINIMAL ART NA 19ª BIENAL DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10995

Palavras-chave:

Redução em arte, Renato de Fusco, Modelos de Tempo em Historiografia da Arte, Arte Conceitual, História da arte contemporânea

Resumo

Este artigo discute a ideia de redução como uma questão nocional da historiografia da arte contemporânea. Diante do premente debate acerca dos modelos de tempo e seus regimes na história da arte, a presente pesquisa busca identificar expedientes teórico-metodológicos atravessados por práticas artísticas da segunda metade do século XX, que implicam na noção de redução. Para tal, propomos, aqui, um recorte temporal que parte de Marcel Duchamp, na década de 1940, passando pelos textos de Clement Greenberg na década de 1950 e Barbara Rose nos anos 1960, até chegarmos no regime de temporalidade depreendido de Storia dell’Arte Contemporanea, escrito por Renato de Fusco em 1983. Estes textos permitem-nos refletir acerca da linha de redução transversalmente a uma crítica de modelos de temporalidade presentes no processo de historicização da arte contemporânea, levantando questões fundamentais à compreensão das tendências conceptualistas e da objetualidade desde a segunda metade do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Moreira, Universidade de Brasília

Doutorando na linha de Teoria e História da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV/ UnB). Professor voluntário do Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte no Departamento de Artes Visuais da UnB. Desenvolve pesquisa em Teoria, História e Historiografia da Arte Contemporânea, com ênfase nas Neovanguardas e na Minimal Art nos anos 1960. Integrante do Laboratório de Teoria e História da Arte

Vera Pugliese, Universidade de Brasília

Vera Pugliese é docente e pesquisadora de Teoria e História da Arte no Departamento de Artes Visuais e PPGAV/IdA da Universidade de Brasília (UnB), coordena o Laboratório de Teoria e História da Arte. Realizou seu pós-doutorado no CEHTA/EHESS, Paris (bolsa FAP-DF, 2019-2020), preside o Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA, 2023-2025) e é vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Historiografia da Arte no Brasil e Américas (Lab|HABA/EBA/UFRJ). Coordenou o Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte VIS/IdA/UnB (2011-2015) e o Projeto de Pesquisa Contribuição para o mapeamento de vertentes da Historiografia da Arte no Brasil em anais de eventos científicos: 2000-2015 (2017-2020) com Fomento do CNPq. Pesquisa Teoria e Historiografia da Arte, sobretudo o Instituto Warburg, a recente teoria da arte francesa, Iconografia política e Historiografia da arte no Brasil.

Referências

BUSKIRK, Martha; NIXON, Mignon (eds.). The Duchamp effect: essays, interviews, round table. Cambridge, MA: The MIT Press, 1996.

DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

DE FUSCO, Renato. História da arte contemporânea. Lisboa: Editorial Presença, 1988.

DUCHAMP, Marcel. The great trouble with art in this country In Michel Sanouillet & Elmer Peterson [ed.]. The Essential Writings of Marcel Duchamp. Londres: Thames and Hudson, 1975, pp. 123-126.

DUCHAMP, M. O ato criador In: BATTCOCK, Gregory [ed.]. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 2002, pp.71-74.

FRIED, Michael. Art and objecthood: essays and reviews. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1998.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

GREENBERG, Clement. Pintura à “americana” In FERREIRA, Glória e MELLO, Cecília Cotrim de [orgs.]. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Funarte Jorge Zahar, 1997a, pp.75-95.

GREENBERG, C. Pintura modernista In FERREIRA, Glória e MELLO, Cecília Cotrim de [orgs.]. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Funarte Jorge Zahar, 1997b, pp.101-110.

GREENBERG, C. Rumo a mais novo Laocoonte In FERREIRA, Glória e MELLO, Cecília Cotrim de [orgs.]. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Funarte Jorge Zahar, 1997c, pp.45-59

LUZ, Angela Ancora. A História da Arte Contemporânea de Renato De Fusco - algumas considerações epistemológicas. Revista Interfaces (UFRJ), v. 1, p. 9-20, 1995.

LIPPARD, Lucy R. e John Chandler. A desmaterialização da arte. Revista Arte & Ensaios (UFRJ), v. 25, n.25, pp.150-165, 2013.

ROSE, Barbara. ABC Art In BATTCOCK, Gregory [ed.]. Minimal art: a critical anthology. Berkeley: University of California Press, 1995, pp. 274-297.

MEYER, James. Minimalism: art and polemics in the sixties. New Haven e Londres: Yale University Press, 2001.

STEINBERG, Leo. Outros critérios [1968-71] In Outros critérios: confrontos com a arte do século XX: Leo Steinberg. São Paulo: Cosac Naify, 2008, pp.79-125

WAGNER, Anne M. Reading Minimal Art In: Gregory [ed.]. Minimal art: a critical anthology. Berkeley: University of California Press, 1995, pp.3-18.

Downloads

Publicado

2025-08-15

Versões

Edição

Seção

Artigos