O ETERNO RETORNO COMO AFIRMAÇÃO DA VIDA NA FOTOGRAFIA DE MASAHISA FUKASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10808

Palavras-chave:

Masahisa Fukase, Friedrich Nietzsche, Fotografia japonesa, Eterno Retorno, Amor Fati

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a obra do fotógrafo japonês Masahisa Fukase (1934–2012) e sua relação com os conceitos de Eterno Retorno e o Amor Fati formulados por Friedrich Nietzsche. Analisaremos como sua prática fotográfica pode ser pensada como uma resposta estética ao caráter trágico da existência. Para tanto, analisaremos a série Kazoku (Família), obra em que o fotógrafo volta ao velho estúdio da família para registrar as transformações provocadas pelo tempo. Nessa série que durou aproximadamente vinte anos, percebemos a repetição obsessiva de gestos fotográficos que revelam uma tentativa de fixar o transitório expondo, ao mesmo tempo, sua impossibilidade. A fotografia de Fukase é interpretada como ato de afirmação da vida, mas não como superação da dor. Por fim, propomos que a insistência de Fukase em fotografar até o colapso físico — culminando em suas últimas imagens desfocadas e fantasmagóricas — configura um pathos trágico: a aceitação do efêmero como única eternidade possível.

Palavras-chave: Masahisa Fukase; Friedrich Nietzsche; Fotografia japonesa; Eterno Retorno; Amor Fati.

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Biografia do Autor

LUZIA Renata YAMAZAKI, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina. Professora nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores LIFE/UDESC. Projeto de pesquisa: Memórias e esquecimentos nos processos fotográficos contemporâneos. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

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Publicado

2025-08-15

Edição

Seção

Artigos