O ETERNO RETORNO COMO AFIRMAÇÃO DA VIDA NA FOTOGRAFIA DE MASAHISA FUKASE
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10808Palavras-chave:
Masahisa Fukase, Friedrich Nietzsche, Fotografia japonesa, Eterno Retorno, Amor FatiResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a obra do fotógrafo japonês Masahisa Fukase (1934–2012) e sua relação com os conceitos de Eterno Retorno e o Amor Fati formulados por Friedrich Nietzsche. Analisaremos como sua prática fotográfica pode ser pensada como uma resposta estética ao caráter trágico da existência. Para tanto, analisaremos a série Kazoku (Família), obra em que o fotógrafo volta ao velho estúdio da família para registrar as transformações provocadas pelo tempo. Nessa série que durou aproximadamente vinte anos, percebemos a repetição obsessiva de gestos fotográficos que revelam uma tentativa de fixar o transitório expondo, ao mesmo tempo, sua impossibilidade. A fotografia de Fukase é interpretada como ato de afirmação da vida, mas não como superação da dor. Por fim, propomos que a insistência de Fukase em fotografar até o colapso físico — culminando em suas últimas imagens desfocadas e fantasmagóricas — configura um pathos trágico: a aceitação do efêmero como única eternidade possível.
Palavras-chave: Masahisa Fukase; Friedrich Nietzsche; Fotografia japonesa; Eterno Retorno; Amor Fati.
Downloads
Referências
CARBONARA, C. Masahisa Fukase, o Hitchcock japonês da fotografia. Spazio, Tempo School. Bari, 7 de junho de 2022. Disponível em < https://www.scuolaspaziotempo.it/orizzonti/107-masahisa-fukase/ >. Acesso em Acesso em 17 abri.2025.
FUKASE, Masahisa, Private Scenes, 2025. Disponível em < https://masahisafukase.com/private-scenes-1992/> Acesso em 11 maio. 2025.
MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
NIETZSCHE. F. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE. F. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
NIETZSCHE. F. O Nascimento da Tragédia, ou os gregos e o pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KOSUGA, T; Suzuki. Y. Masahisa Fukase 1961–1991 Retrospective. Ed. bilíngue inglês/japonês. Tóquio: Editora Akaaka, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).