EL ETERNO RETORNO COMO AFIRMACIÓN DE VIDA EN LA FOTOGRAFÍA DE MASAHISA FUKASE
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10808Palabras clave:
Masahisa Fukase, Friedrich Nietzsche, Fotografia japonesa, Eterno Retorno, Amor FatiResumen
Este artículo propone uma reflexión sobre la obra del fotógrafo japonés Masahisa Fukase (1934–2012) y su relación con los conceptos de Eterno Retorno y Amor Fati formulados por Friedrich Nietzsche. Investigaremos cómo su práctica fotográfica puede pensarse como una respuesta estética al carácter trágico de la existencia. Analizaremos la serie Kazoku (Familia)—uma obra em la que el fotógrafo regresa al antiguo estudio familiar para registrar las transformaciones provocadas por el tiempo—, examinamos la repetición obsesiva de gestos fotográficos que intentan fijar lo transitorio mientras exponen su imposibilidad. La fotografía de Fukase se interpreta no como superación del dolor, sino como acto de afirmación de la vida. Por último, proponemos que su insistência en fotografiar hasta el colapso físico—culminando en sus últimas imágenes borrosas y fantasmales—configura un pathos trágico: la aceptación de lo efímero como la única eternidad posible.
Palabras clave: Masahisa Fukase; Friedrich Nietzsche; Fotografía japonesa; Eterno Retorno; Amor Fati
Descargas
Citas
CARBONARA, C. Masahisa Fukase, o Hitchcock japonês da fotografia. Spazio, Tempo School. Bari, 7 de junho de 2022. Disponível em < https://www.scuolaspaziotempo.it/orizzonti/107-masahisa-fukase/ >. Acesso em Acesso em 17 abri.2025.
FUKASE, Masahisa, Private Scenes, 2025. Disponível em < https://masahisafukase.com/private-scenes-1992/> Acesso em 11 maio. 2025.
MACHADO, R. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
NIETZSCHE. F. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE. F. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
NIETZSCHE. F. O Nascimento da Tragédia, ou os gregos e o pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
KOSUGA, T; Suzuki. Y. Masahisa Fukase 1961–1991 Retrospective. Ed. bilíngue inglês/japonês. Tóquio: Editora Akaaka, 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium

Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).