MEMÓRIAS DA COZINHA: UMA VANITAS DE PAULO GAIAD
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10804Palavras-chave:
Paulo Gaiad, Natureza-morta, Vanitas, Pintura contemporâneaResumo
O artigo aborda uma pintura da série intitulada Memórias da cozinha, elaborada em 2007 pelo artista catarinense Paulo Gaiad, cujo simbolismo e visualidade, defendemos, aproximam-na do gênero da natureza-morta, especialmente do subgênero conhecido como Vanitas. Compelido em parte pelo contexto pluralista e de apropriação da pintura contemporânea, nesse trabalho o artista remobiliza e atualiza o gênero, que é tomado como um material ao lado de outros materiais da pintura. Para tanto, adota recursos como a colagem e a fotografia, alcançando um resultado que simultaneamente conserva e testa a tradição do gênero. Para discutir essas questões, procuramos investigar os modos operativos do artista, analisando a obra e comparando-a com outros exemplos do gênero, retirados da história da arte.
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