UMA EXPERIÊNCIA DO SONHAR NAS ARTES VISUAIS

DIÁLOGOS COM O ONÍRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10652

Palavras-chave:

Artes visuais, sonho, imersão, pintura, realidade virtual

Resumo

O presente estudo em poéticas visuais busca compartilhar experiências oníricas e suas possibilidades de experimentações no campo das Artes Visuais, integrando tanto concepções fisiológica e psicanalítica, quanto o próprio processo de criação. Em uma perspectiva pessoal e contemporânea, tem como objetivo descrever uma experiência com sonhos através da criação de obras de arte, utilizando diferentes mídias, como pintura e realidade virtual. Problematiza-se como as Artes Visuais podem ajudar a traduzir as dimensões do sonhar. Partindo da metodologia de pesquisa em Artes Visuais, a ideia é transportar o espectador para dentro do mundo onírico, proporcionando certa transposição de uma experiência imersiva onírica para uma poética que faz uso de tecnologias imersivas. Assim, busca-se evidenciar um olhar mais palpável sobre o sonho, como algo que faz parte da realidade vivida, numa outra esfera da experiência humana. Os conceitos discutidos dialogam com as reflexões de Michael Rush (2006) sobre o impacto das novas tecnologias na arte contemporânea, enquanto Oliver Grau (2007) traz a perspectiva histórica de como a imersão artística, desde os panoramas até a realidade virtual, tem envolvido o espectador de formas inovadoras. Por sua vez, Georges Didi-Huberman (1998) questiona como o olhar não apenas interpreta a obra, mas é interpelado por ela, destacando as tensões entre a complexidade dos sonhos e as limitações da representação visual. Nesse contexto, falo sobre como a linguagem da pintura em realidade virtual entra em diálogo com a pintura tradicional, permitindo criar obras híbridas que tocam a subjetividade do sonhar e do “eu” onírico, enquanto propõem novas formas de interação e participação do público com a experiência dos sonhos. Tendo como referência Sidarta Ribeiro, direciono os conceitos abordados em um olhar mais contemporâneo para o sonhar e suas possibilidades de experimentação com tecnologias imersivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ziegler, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista do Laboratório Interdisciplinar Interativo (LabInter) da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pintura. Pesquisa poética sobre o universo onírico e suas possibilidades no campo das Artes Visuais. Tem desenvolvido pesquisa em realidade virtual. Santa Maria/RS/BR.

Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Artista pesquisadora em arte, ciência e tecnologia. Pesquisadora do CNPq, da FAPERGS e Pesquisadora Associada da WITS University/África do Sul. Pós-doutora na School of Creative Media, na City University of Hong Kong. Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Université de Montreal, com pesquisa em Arte e Tecnologia. Docente do Departamento e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/UFSM. Vice-diretora do Centro de Artes e Letras – CAL/UFSM. Coordenadora Institucional do Programa COIL/BRaVE/UFSM (Collaborative Online International Learning). Coordenadora do LabInter/UFSM – Laboratório Interdisciplinar Interativo (https://www.ufsm. br/laboratorios/labinter) e líder do gpc.interArtec/CNPq. Santa Maria/RS/BR.

Referências

ASERINSKY, Eugene.; KLEITMAN, Nathaniel. Regularly occurring periods of eye motility, and concomitant phenomena, during sleep. Science, v. 118, n. 3062, p. 273-274, 1953.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

FREUD, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, Vol. IV, 1996.

GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. Tradução de Karina Jannini. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 2007.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. 16. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MERLEAU-PONTY, Merleau. Fenomenologia da percepção. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

REY, Sandra. Metodologias de Pesquisa em Artes Visuais. São Paulo: Editora Acadêmica, 2021.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. Tradução de Rachel Botelho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SAINT-DENYS, Léon d'Hervey de. Os sonhos e os meios de dirigi-los. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Editora Ibrasa, 1982.

VAN EEDEN, Frederik Willem. A Study of Dreams. Proceedings of the Society for Psychical Research, v. 26, p. 431-461, 1913.

VINHOLO, Rodrigo Ortiz. Viagens oníricas: Uma (re)introdução ao seu mundo dos sonhos. Editora: Edições Fuinha, 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-19 — Atualizado em 2025-06-26

Versões

Edição

Seção

Dossiê: Inconsciente e contracultura: dissidências artísticas alternativas