MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA OU TRANS-GREDINDO A ARTE DO GÊNERO
PARADIGMA INDICIÁRIO E OS REGIMES DE VISIBILIDADE NAS REPRESENTAÇÕES PICTÓRICAS DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10539Palavras-chave:
Sacralização do gênero, Arte trans, Paradigma indiciário, Regime de visibilidade, GêneroResumo
No presente texto, analisamos os diversos sentidos, a partir de distintas obras e gêneros artísticos do século XVII aos dias atuais, que o quadro Moça com Brinco de Pérola do artista holandês Johannes Vermeer foi tomando ao longo da história. Dialogando com categorias e autorias interdisciplinares, propomos uma discussão que leve em conta os efeitos do paradigma indiciário e dos regimes de visibilidade que operam nas representações de gênero da obra supracitada. Com isso, propomos outros olhares de Moça com Brinco de Pérola, a partir as perspectivas das artes trans, mas também as possibilidades de racialização do debate.
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