A DECOLONIALIDADE NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DIÁLOGOS DA HQ AJURICABA DE ADEMAR VIEIRA E JUCYLANDE JÚNIOR E A AUTOETNOGRAFIA A QUEDA DO CÉU DE DAVI KOPENAWA E BRUCE ALBERT
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10530Palavras-chave:
Decolonialidade, quadrinhos, luta, AmazôniaResumo
O presente artigo faz uma análise da narrativa gráfica Ajuricaba, de Ademar Vieira e Jucylande Júnior em diálogo com a autoetnografia A Queda do Céu de Davi Kopenawa e Bruce Albert na qual propõe realizar uma teia de relações que enfatiza a complexidade e a interdependência dos elementos que dialogam em ambas as obras. A crítica ao desenvolvimento e à globalização, bem como à colonialidade do poder, são temas centrais que convergem na luta existente na narrativa gráfica de Ajuricaba. Sendo assim, foram utilizados como aportes teóricos deste artigo as terias de Escobar (2005) e Quijano (2005).
Downloads
Referências
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Cultrix, 1997.
ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 63- 79.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Companhia das Letras, 2015. Capítulos 17, 18 e 19.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São. Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KAMBEBA, Márcia Wayna. O lugar do saber. São Leopoldo: Casa Leira, 2020. p. 11-24.
LUMET, Sidney. 12 Homens e uma Sentença. Produção de Henry Fonda e Reginald Rose. Roteiro de Reginald Rose. Estados Unidos: United Artists, 1957. 1 filme (96 min). Preto e branco, sonoro.
QUIJANO, A. A colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais – Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 107-130.
VIEIRA, Ademar et al. Ajuricaba. Manaus: Black Eye Estúdio, 2020.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana. Estudos de Antropologia Social, 2(2):115-144. 1996.
PLAS, Phillip; PONTE, Vanderlúcia; MUNIZ, Érico Silva. O rio, ator do território amazônicos. Novos Cadernos NAEA. v. 26, n. 1. p. 43-66. jan-abr. 2023.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-06-26 (2)
- 2025-05-19 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Art&Sensorium

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).