EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E RESISTÊNCIAS
A SÉRIE SEX EDUCATION NO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10279Palavras-chave:
Sex Education, Formação docente, Pedagogias culturais, Gênero e sexualidade, Violência escolarResumo
Este artigo investiga as possibilidades pedagógicas da série Sex Education na sensibilização de professores para questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar, com ênfase no enfrentamento de violências vividas por estudantes LGBTQIAPN+. A pesquisa, realizada com professores/as de Arte do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (PR), utilizou grupos focais para explorar as percepções docentes sobre as representações midiáticas e suas relações com práticas educativas. Fundamentada em pedagogias culturais, a análise das falas destacou tanto resistências culturais e institucionais quanto o potencial transformador de narrativas audiovisuais na formação docente. Os resultados revelam que a série propicia reflexões críticas e contribui para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, embora seu uso exija preparo e suporte institucional.
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