EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E RESISTÊNCIAS

A SÉRIE SEX EDUCATION NO ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA ESCOLA

Autores

  • Felipe Caldas UNB
  • Cayo Honorato Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2025.12.10279

Palavras-chave:

Sex Education, Formação docente, Pedagogias culturais, Gênero e sexualidade, Violência escolar

Resumo

Este artigo investiga as possibilidades pedagógicas da série Sex Education na sensibilização de professores para questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar, com ênfase no enfrentamento de violências vividas por estudantes LGBTQIAPN+. A pesquisa, realizada com professores/as de Arte do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava (PR), utilizou grupos focais para explorar as percepções docentes sobre as representações midiáticas e suas relações com práticas educativas. Fundamentada em pedagogias culturais, a análise das falas destacou tanto resistências culturais e institucionais quanto o potencial transformador de narrativas audiovisuais na formação docente. Os resultados revelam que a série propicia reflexões críticas e contribui para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, embora seu uso exija preparo e suporte institucional.

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Biografia do Autor

Cayo Honorato, Universidade de Brasilia

Professor Adjunto IV no Departamento de Artes Visuais (VIS) do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB), na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da UnB, do qual é atualmente coordenador. Possui experiência e pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural, no âmbito das relações entre as artes visuais e a educação. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP), na linha de Filosofia e Educação, com estágio na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada (UGR), Espanha; mestre em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de Cultura e Processos Educacionais; especialista em Arte Contemporânea e bacharel em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. É líder do grupo de pesquisa Arte, Educação e Mediação Cultural, cadastrado no CNPq. Integra a rede Another Roadmap for Arts Education desde 2015. Foi pesquisador associado do Centre for the Study of the Networked Image (CSNI) da London South Bank University (LSBU), Reino Unido, entre 2018 e 2019, onde também foi pesquisador visitante durante o estágio pós-doutoral. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. E-mail: cayohonorato@unb.br

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Publicado

2025-04-09 — Atualizado em 2025-06-26

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