Editorial do Dossiê Poética gravada
processos, contaminações e conexões
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.9989Resumen
Para a composição desse dossiê, selecionamos um conjunto de textos que discutem relações entre a produção contemporânea de gravura e questões latentes na sociedade. Nas últimas décadas percebemos tanto uma movimentação em torno das técnicas tradicionais de gravura com temáticas emergentes, quanto em trabalhos que se estruturam a partir de desdobramentos da gravura (MARTINS; MESQUITA, 2012[1]; RESENDE, 2000[2]), dialogando com a arte impressa (MADERUELO, 2019[3]; DIDI-HUBERMAN, 1997[4]), com o hibridismo, com a apropriação (TALLMAN, 1996[5]), com as novas tecnologias, entre outras. Nas páginas que seguem o leitor encontrará pesquisas singulares discutindo as artes gráficas nas mais diversas vertentes.
[1] MARTINS, Carlos; MESQUITA, Ivo. Gravura em Campo expandido. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012.
[2] RESENDE, Ricardo. Desdobramentos da gravura. In: KOSSOVITZ, Leon; LAUDANNA, Mayra; RESENDE, Ricardo. GRAVURA: Arte Brasileira do Século XX. São Paulo: Cosac & Naify/Itaú Cultural, 2000.
[3] MADERUELO, Javier. Arte impreso. Santander: Ediciones La Bahia, 2019
[4] DIDI-HUBERMAN, G. L’Empreinte. Paris: Centre Georges Pompidou, 1997.
[5] TALLMAN, Susan. The Contemporary print: from pre-pop to postmodern. London: Thames and Hudson, 1996.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).