Archivo y tempo em la producción artística contemporânea

um recorrido por seis obras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8521

Resumen

Este texto propone reflexionar sobre formas de apropiación del archivo a partir de seis obras artísticas. Se inicia con una discusión teórica sobre archivo y temporalidad a través de los autores Derrida, Koselleck y Samain y el montaje como método de Warburg para recorrer y presentar las obras “Bibliotheca” (1992-2002) de Rosângela Rennó, “88 de 14.000” (2005). de Alice Miceli, “Aberto pela Aduana” (2019) y “Boa Aparência” (2000) de Eustáquio Neves y Bebé en vientre (2020) y Mujer con libro, (2020) de Frida Orupabo y fricciones con los conceptos sobre archivo y tiempo presentado, con el fin de comprender los modos de resignificación y cómo el uso de archivos constituye cada obra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keith Valéria Tito, Universidade de Goiás - Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual

 Doutoranda em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG) com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre (UFG), bacharel e licenciada (PUC-GO) em História. Atuou como diretora do Museu da Imagem e do Som de Goiás. Atuou como Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico. Possui experiência em gestão de museus, gestão de acervos museológicos, conservação fotográfica e pesquisa histórica.

Ana Rita Vidica, Universidade Federal de Goiás / Docente

Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFG) e da Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Doutora em História (FH-UFG) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Mestre em Arte e Cultura Visual (FAV/UFG) e Graduada em Comunicação Social  - Publicidade e Propaganda (FIC/UFG). Vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Image (UFG/Cnpq).

Publicado

2024-06-26

Número

Sección

Artigos