Una Nueva Mirada Artística

la Concepción de la Ceremonia de Apertura de los Juegos Olímpicos de 2016

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.21-39

Resumen

Durante la primera década del siglo XXI, Brasil pasó a formar parte de importantes decisiones geopolíticas globales, y en 2009 fue elegido el país sede de la XXXI Olimpiada de la Era Moderna. En vista de esto, este estudio tuvo como objetivo aclarar la mirada artística del equipo creativo durante el proceso de concepción de la Ceremonia de Apertura de los Juegos Olímpicos de Río 2016 ante un abordaje cualitativo, de alcance exploratorio y descriptivo con base bibliográfica y documental. Los resultados indican que el evento puede ser entendido como un nuevo ciclo de afirmación artística y de identidad debido a su planificación conceptual, dimensión de presentación de resultados y difusión consecutiva, insertando nuevos elementos de la cultura brasileña a través de la mezcla de diversas formas artísticas tradicionales, modernas y contemporáneas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno de Oliveira da Silva, Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI

Fotógrafo e pesquisador, possui Licenciatura em História e Segunda Licenciatura em Artes Visuais pela Escola de Educação do Centro Universitário Internacional de Curitiba - UNINTER. Bacharelado em Turismo pela Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade - EACH da Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI, sendo contemplado por esta instituição com o prêmio Mérito Estudantil devido à vivência de valores e atitudes éticas no contexto acadêmico. Especialização em Artes (Lato Sensu) terminalidade em Ensino e Percursos Poéticos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestrado e Doutorado (cursando) em Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI com ambos os projetos de pesquisa financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior - CAPES. É membro da International Society for Education Through Art - InSEA vinculada à United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO, da International Association for Visual Culture - IAVC e da Associação Nacional de História - ANPUH. Pauta-se nas conexões transdisciplinares de sua formação para desenvolver pesquisas no campo dos estudos visuais, tendo como principais objetos: produções fotográficas e audiovisuais, desvendando as significações entre a História, Arte e Turismo na sociedade e suas implicações culturais sob a ótica de teorias como a/r/tografia, semiótica, iconografia, iconologia e análise fí­lmica. Seus trabalhos enfatizam a reflexão e a produção imagética por meio de equipamentos tecnológicos, tendo como base suas próprias experiências. Realizou cursos nacionais e internacionais, obtendo certificações de importantes instituições de arte e ensino no mundo como o Museum of Modern Art - MoMA e Royal Holloway, University of London. Participou de exposições coletivas, tendo recebido premiações por trabalhos literários, fotográficos e audiovisuais dentre as quais, foi intitulado pela Equipe de Sustentabilidade dos Jogos Olí­mpicos Rio 2016 como um multiplicador de comportamentos sustentáveis pelo mundo em decorrência da sensibilização socioambiental presente em suas produções. 

Luciano Torres Tricárico, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduado, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Desde 2020 é Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Yára Christina Cesário Pereira , Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou pós-doutoramento na Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É professora colaboradora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria na Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade (EACH) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Publicado

2023-06-23