La naturaleza participativa de los juegos de realidad alternativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2023.10.01.250-258

Resumen

Este ensayo busca explorar si el aspecto participativo es natural a la producción humana y si los medios capitalistas y las estructuras jerárquicas tienden a fragmentar esta característica. Así, se explora el género de juegos de realidad alternativa y sus comunidades de jugadores, identificando las características de este género de juegos en el proyecto The Beast. A través de los estudios de Arlindo Machado, se observará cómo estos medios digitales contemporáneos posibilitan el desarrollo de experiencias de estas características. Finalmente, se discutirá si los juegos de realidad alternativa pueden ser vistos como una herramienta de diseño participativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Sandim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Possui graduação em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Concluiu um M.F.A. em "Design interativo e desenvolvimento de jogos" na Savannah College of Art and Design (2017). Trabalhando no doutorado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Suas pesquisas e estudos enfocam o design de jogos e a relação entre a sociedade e os jogos. Trabalhou como professor assistente durante o mestrado na SCAD e como professor do Magistério Superior para o departamento de Design da UTFPR. Hoje trabalha como lead game designer na Hermit Crab Studio; Curitiba-PR, Brasil

Luciana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1994) e graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1989). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR desde 1998 e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e no departamento de Design (DADIN). Foi coordenadora do PPGTE no ano de 2009 e orienta trabalhos dentro da Linha de Pesquisa Mediações e Culturas. Suas pesquisas privilegiam as relações entre Arte e Tecnologia, com ênfase nas implicações dessas relações para a área CTS. Em 2009, realizou estágio pós-doutoral como professora visitante na Universidade de Michigan, EUA, resultando no livro de sua autoria “Introdução à Teoria da Cor”, publicado pela editora UTFPR, 2011 (2ª edição 2015). É artista visual voltada para a pintura, participando de exposições individuais e coletivas; Curitiba-PR, Brasil

Publicado

2023-06-23