Artistas-múltiplas – Paralelos entre Varvara Stepanova e Mônica Nador.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.151-166Palabras clave:
Varvara Stepanova, Mônica Nador, atuação-múltipla, artistas-professoras.Resumen
Esse texto trata-se de mostrar a atuação da artista Varvara Stepanova e Monica Nador e possíveis aspectos que convergem para se pensar em novas definições de arte, artista e ensino de artes. Para isso, no caso de Stepanova, foi selecionado uma parte da sua produção, do período que atuou como artista, professora e operária. Já no caso da artista Mônica destacou-se o período que desenvolveu sua dissertação de mestrado e os trabalhos desenvolvidos no espaço Jamac. Percebeu-se que ambas atuaram de forma múltipla o que proporcionou a geração de produções tanto concretas como objetos, quanto no sentido intangível como o conhecimento e sociabilidades. A atuação dessa forma permitiu que se percebesse e estabelecesse outra definição de artista, ou seja, suas práticas definem o artista como um multiplicador, organizador e produtor que atua em direção à autonomia, emancipação, educação da sensibilidade, compartilhamentos e coletividades.
Descargas
Citas
AMAZONAS de la vanguardia: Alexandra Exter, Natalia Goncharova, LiubovPopova, Olga Rozanova, VarvaraStepanova y NadezhdaUdaltsova. New York: Guggenheim Museum Publications, 2000.
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRUGUERA, Tania. Reflexões sobre a Arte Útil.: SOMOS muit+s: experimentos sobre coletividad. Curadoria Jochen Volz, Fernanda Pitta e Amanda Arantes; textos Arnd Wedemeyer. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.
JAMAC. Organização Thais Rivitti; texto e cronologia Thais Assunção; textos Célio Turino; Rafael Vogt Maia Rosa. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Luciana Brito Galeria , 2012.
JALLAGEAS, Neide; LIMA, Celso. Vkhutemas – O desenho de uma revolução. Sao Paulo: Kinoruss, 2020.
EXPÓSITO, Marcelo. A arte como produção de modos de organização, 2014 In.: JUNG EMÍLIA, Ana. Arte Ocupação: práticas artísticas e a invenção de modos de organização. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em artes Visuais da ECA/USP. São Paulo, 2018.
MONICA NADOR. Textos Thais Rivitti; cronologia Isabella Rjeille. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Luciana Brito Galeria , 2012.
LAVRENTIEV, Alexander. Varvara Stepanova, the complete work. Edição e tradução John E. Bowlt. Cambridge, Massachusetts: The MIT PRESS, 1988.
SOMOS muit+s: experimentos sobre coletividad. Curadoria Jochen Volz, Fernanda Pitta e Amanda Arantes; textos Arnd Wedemeyer. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.
VOLZ, Jochen. Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade.: SOMOS muit+s: experimentos sobre coletividad. Curadoria Jochen Volz, Fernanda Pitta e Amanda Arantes; textos Arnd Wedemeyer. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).