Artistas-múltiplas – Paralelos entre Varvara Stepanova e Mônica Nador.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.151-166Keywords:
Varvara Stepanova, Mônica Nador, atuação-múltipla, artistas-professoras.Abstract
Esse texto trata-se de mostrar a atuação da artista Varvara Stepanova e Monica Nador e possíveis aspectos que convergem para se pensar em novas definições de arte, artista e ensino de artes. Para isso, no caso de Stepanova, foi selecionado uma parte da sua produção, do período que atuou como artista, professora e operária. Já no caso da artista Mônica destacou-se o período que desenvolveu sua dissertação de mestrado e os trabalhos desenvolvidos no espaço Jamac. Percebeu-se que ambas atuaram de forma múltipla o que proporcionou a geração de produções tanto concretas como objetos, quanto no sentido intangível como o conhecimento e sociabilidades. A atuação dessa forma permitiu que se percebesse e estabelecesse outra definição de artista, ou seja, suas práticas definem o artista como um multiplicador, organizador e produtor que atua em direção à autonomia, emancipação, educação da sensibilidade, compartilhamentos e coletividades.
Downloads
References
AMAZONAS de la vanguardia: Alexandra Exter, Natalia Goncharova, LiubovPopova, Olga Rozanova, VarvaraStepanova y NadezhdaUdaltsova. New York: Guggenheim Museum Publications, 2000.
BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRUGUERA, Tania. Reflexões sobre a Arte Útil.: SOMOS muit+s: experimentos sobre coletividad. Curadoria Jochen Volz, Fernanda Pitta e Amanda Arantes; textos Arnd Wedemeyer. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.
JAMAC. Organização Thais Rivitti; texto e cronologia Thais Assunção; textos Célio Turino; Rafael Vogt Maia Rosa. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Luciana Brito Galeria , 2012.
JALLAGEAS, Neide; LIMA, Celso. Vkhutemas – O desenho de uma revolução. Sao Paulo: Kinoruss, 2020.
EXPÓSITO, Marcelo. A arte como produção de modos de organização, 2014 In.: JUNG EMÍLIA, Ana. Arte Ocupação: práticas artísticas e a invenção de modos de organização. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em artes Visuais da ECA/USP. São Paulo, 2018.
MONICA NADOR. Textos Thais Rivitti; cronologia Isabella Rjeille. São Paulo: Pinacoteca do Estado: Luciana Brito Galeria , 2012.
LAVRENTIEV, Alexander. Varvara Stepanova, the complete work. Edição e tradução John E. Bowlt. Cambridge, Massachusetts: The MIT PRESS, 1988.
SOMOS muit+s: experimentos sobre coletividad. Curadoria Jochen Volz, Fernanda Pitta e Amanda Arantes; textos Arnd Wedemeyer. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.
VOLZ, Jochen. Somos Muit+s: experimentos sobre coletividade.: SOMOS muit+s: experimentos sobre coletividad. Curadoria Jochen Volz, Fernanda Pitta e Amanda Arantes; textos Arnd Wedemeyer. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).