Tessituras e aprendizagem coletiva: experiência e emancipação teatral no cotidiano escolar

Autores/as

  • Thaís thaianara oliveira da costa Universidade Federal de Santa Maria UFSM

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.77-91

Palabras clave:

Ensino de arte, Aprendizagem, Emancipação.

Resumen

O presente artigo faz uma discussão com Racière (2012) e Deleuze (2010; 2018) e versa sobre a emancipação intelectual e artí­stica com a visão filosófica da aprendizagem e o encontro com os signos responsáveis pelo aprender. A partir de uma experiência prática/teatral, algumas problematizações emergiram do processo de escrita do artigo e nos mobilizaram a pensar: como a emancipação artí­stica e intelectual contribui na formação do aluno nos primeiros anos do ensino fundamental? Como aparato metodológico, utilizamos dos métodos de pesquisa intervenção e pesquisa experiência. Dessa maneira, analisamos como a criação teatral foi se construindo pelos saberes infantis, ideias e percepções coletivas de cada grupo ao longo da oficina teatral. As tentativas de controle iniciadas pela professora mostraram como as crianças são subjetivadas e como a aprendizagem, ainda hoje, é vista como modelo ultrapassado a ser seguido e a prática teatral é subjetivada no cotidiano escolar.

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Biografía del autor/a

Thaís thaianara oliveira da costa, Universidade Federal de Santa Maria UFSM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Artes, pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atualmente é professora de Arte na rede de educação básica do estado de Rondônia. Porto Velho – RO. Brasil. http://lattes.cnpq.br/7142616917008882

Citas

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Publicado

2022-06-28 — Actualizado el 2022-07-11