Tessituras e aprendizagem coletiva: experiência e emancipação teatral no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.77-91Keywords:
Ensino de arte, Aprendizagem, Emancipação.Abstract
O presente artigo faz uma discussão com Racière (2012) e Deleuze (2010; 2018) e versa sobre a emancipação intelectual e artística com a visão filosófica da aprendizagem e o encontro com os signos responsáveis pelo aprender. A partir de uma experiência prática/teatral, algumas problematizações emergiram do processo de escrita do artigo e nos mobilizaram a pensar: como a emancipação artística e intelectual contribui na formação do aluno nos primeiros anos do ensino fundamental? Como aparato metodológico, utilizamos dos métodos de pesquisa intervenção e pesquisa experiência. Dessa maneira, analisamos como a criação teatral foi se construindo pelos saberes infantis, ideias e percepções coletivas de cada grupo ao longo da oficina teatral. As tentativas de controle iniciadas pela professora mostraram como as crianças são subjetivadas e como a aprendizagem, ainda hoje, é vista como modelo ultrapassado a ser seguido e a prática teatral é subjetivada no cotidiano escolar.
Downloads
References
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: A lógica da sensação - Paris: auxéditions de ladifférence, 1981.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter PalPelbrant. Coleção TRANS. Ed 34. 1992.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro/São Paulo:1º Ed. Paz e Terra, 2018.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2º. Ed, 2010.
LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres. Rio de Janeiro. Rocco, 1998.
LEITE, César Donizetti Pereira. OLIVEIRA, Luana Priscila de. Pesquisa-experiência: relatos, corpos e acontecimentos. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 12, n.3, p. 134 – 152 – set./dez. 2019 ISSN 1983 -7348. Disponível em:http://dx.doi.org/10.5902/1983734837899
LEITE, César Donizetti Pereira. Labirinto: infância, linguagem e infância. Universidade Estadual de Campinas.2002.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução Ivone C. Benedetti. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).