Leituras e Feituras sobre a (Re)Criação: o Desing/Transgressão X (Re)Construir pelo Espírito o Brincar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.66-76Palabras clave:
Arte/Educação, Design/Transgressão, Espiritualidade no Contemporâneo, Material de (Re)uso.Resumen
Este artigo, parte foi apresentado na 28ª Confaeb 2018, Congresso Internacional da Federação de Arte Educadores do Brasil e aqui retomo, reinvento, reconstruo como parte da dissertaçãoe sequência ao doutorado. Caminho de pesquisa para buscar no professor desde suas vivências/experiências pessoais, bem como suas práticas em sala de aula, para refletir sobre a importância do brincar e do (re)criar para além do entreter por meio do objeto/artefato/brinquedo construído com materiais de (re)uso em primeira instância dissertar no professor/aluno e surge na tese a possivel imersão em meu trabalho do professor/pesquisador/pesquisado a necessária ferramenta na arte como experiência apontada por John Dewey, 2010 . Embora partirmos do ato de brincar, justificar a importância deste tipo de material de (re)uso utilizado como design/transgressão. Adotamos um caráter histórico-estrutural nos fenômenos e nos diversos meios culturais. Almejamos, dessa forma, aprofundar nosso olhar no "˜espírito pueril' ou no que nasce na infância do ser humano presente no ato de brincar, utilizado como interlocução, por meio das quais podemos observar o quão relevante podem ser como práticas educacionais e seguir discutindo caminhos mais éticos, plenos de consciência e cheios de inspiração.
Palavras-Chave: Arte/Educação; Design/Transgressão; Espiritualidade no Contemporâneo; Material de (Re)uso.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino de arte: anos oitenta e novos tempos. 6ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BAUMAN, Zigmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
_________________. Rua de mão única: Infância berlinense: 1900. Edição e tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
DEWEY, John, Arte como experiência; organizado por Jo Ann Boydston; editora de texto Harriet Furt Simon; introdução Abraham Kaplan; tradução Vera Ribeiro – São Paulo: Martins Fontes, 2010 – (Coleção todas as Artes) 646p.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4ª Ed. São Paulo: Perspectiva. 1996.
Lavoisier, Antoine Laurent por PINCELI, Carlos Ricardo. Disponível em: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm
LOPES, Luiz Fernando Pereira. O professor e a construção de brinquedos na sala de aula: experiências no brincar e criar com materiais de (re)uso e sua contribuição na constituição do sujeito / Dissertação (mestrado em educação) apresentado ao Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, com orientação: Profa Dra Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos – Ribeirão Preto, 2015. 117 p. Disponível em: dissertacoes.mestrado.mouralacerda.edu.br/buscas_trabalhos-portalmouralacerda.php?busca_trabalho=Luiz+Fernando+Pereira+Lopes&busca_ano=2015&busca_semestre=
__________________________. Rever o (re)uso de materiais em artes: desenhar/instalar/(per)formar / a espiritualidade no contemporâneo / exposição e curadoria educativa / Tese (doutorado em artes) apresentada a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de Sâo Paulo – ECA-USP com orientação da Profa Dra Maria Christina de Souza Lima Rizzi, 2021. 289 p. Disponivel: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15022022-110157/pt-br.php
MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo – sucata e a criança – A importância do brincar Atividades e materiais. 7ª Ed. , São Paulo: Edições Loyola, 2010.
MATTOS, Olgaria C. F., Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
MORIN, Edgar, Chorar, amar, rir, compreender, São Paulo: Ed. SESC SP, 2012, 401p.
NOVAES, Adalto, org. Mutações, fontes passionais da violência – São Paulo. Edições Sesc: São Paulo, 2015. 540p.
SCHLESENER, Anita Helena. Educação e Infância em alguns escrito de Walter Benjamin. Paideia. vol.21. n. 48, p. 129-135. janeiro/abril, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v21n48/a15v21n48.pdf
SIMONDON, texto na Introdução do livro L'Individu et Sa Genese Physico-Biologique, de Gilbert, PUF, 1964.
PILLAR, Analice Dutra (org.) – A educação do olhar no ensino das artes – porto Alegre: Mediação, 1999. 208p.)
SENNETT, Richard. (trad. de Clóvis Marques). O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
WESTBROOK, Robert B. TEIXEIRA, Anísio. John Dewey (trad. e org. José Eustáquio Romão,Verone Lane Rodrigues). Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores (MEC). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf
VYGOTSKY, Lev Semiónovich. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor. 1996. Disponível em: http://www.taringa.net/buscar/?q=vygotsky&
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).