Leituras e Feituras sobre a (Re)Criação: o Desing/Transgressão X (Re)Construir pelo Espírito o Brincar

Autores/as

  • Luiz Fernando Pereira Lopes Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.66-76

Palabras clave:

Arte/Educação, Design/Transgressão, Espiritualidade no Contemporâneo, Material de (Re)uso.

Resumen

Este artigo, parte foi apresentado na 28ª Confaeb 2018, Congresso Internacional da Federação de Arte Educadores do Brasil e aqui retomo, reinvento, reconstruo como parte da dissertaçãoe sequência ao doutorado. Caminho de pesquisa para buscar no professor desde suas vivências/experiências pessoais, bem como suas práticas em sala de aula, para refletir sobre a importância do brincar e do (re)criar para além do entreter por meio do objeto/artefato/brinquedo construí­do com materiais de (re)uso em primeira instância dissertar no professor/aluno e surge na tese a possivel imersão em meu trabalho do professor/pesquisador/pesquisado a necessária ferramenta na arte como experiência apontada por John Dewey, 2010 . Embora partirmos do ato de brincar, justificar a importância deste tipo de material de (re)uso utilizado como design/transgressão. Adotamos um caráter histórico-estrutural nos fenômenos e nos diversos meios culturais. Almejamos, dessa forma, aprofundar nosso olhar no "˜espí­rito pueril' ou no que nasce na infância do ser humano presente no ato de brincar, utilizado como interlocução, por meio das quais podemos observar o quão relevante podem ser como práticas educacionais e seguir discutindo caminhos mais éticos, plenos de consciência e cheios de inspiração.

Palavras-Chave: Arte/Educação; Design/Transgressão; Espiritualidade no Contemporâneo; Material de (Re)uso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Fernando Pereira Lopes, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo,mantem vinculo com o grupo de pesquisa – ECA-USP. Mestre em educação pelo programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) e Arquiteto ambos pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Também lecionou em diversas instituições a ultima foi na Estácio Uniceb em Ribeirão Preto.

Citas

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino de arte: anos oitenta e novos tempos. 6ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BAUMAN, Zigmunt. A ética é possí­vel num mundo de consumidores? Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e polí­tica. São Paulo: Brasiliense, 1994.

_________________. Rua de mão única: Infância berlinense: 1900. Edição e tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

DEWEY, John, Arte como experiência; organizado por Jo Ann Boydston; editora de texto Harriet Furt Simon; introdução Abraham Kaplan; tradução Vera Ribeiro – São Paulo: Martins Fontes, 2010 – (Coleção todas as Artes) 646p.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4ª Ed. São Paulo: Perspectiva. 1996.

Lavoisier, Antoine Laurent por PINCELI, Carlos Ricardo. Disponí­vel em: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm

LOPES, Luiz Fernando Pereira. O professor e a construção de brinquedos na sala de aula: experiências no brincar e criar com materiais de (re)uso e sua contribuição na constituição do sujeito / Dissertação (mestrado em educação) apresentado ao Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, com orientação: Profa Dra Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos – Ribeirão Preto, 2015. 117 p. Disponí­vel em: dissertacoes.mestrado.mouralacerda.edu.br/buscas_trabalhos-portalmouralacerda.php?busca_trabalho=Luiz+Fernando+Pereira+Lopes&busca_ano=2015&busca_semestre=

__________________________. Rever o (re)uso de materiais em artes: desenhar/instalar/(per)formar / a espiritualidade no contemporâneo / exposição e curadoria educativa / Tese (doutorado em artes) apresentada a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de Sâo Paulo – ECA-USP com orientação da Profa Dra Maria Christina de Souza Lima Rizzi, 2021. 289 p. Disponivel: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15022022-110157/pt-br.php

MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo – sucata e a criança – A importância do brincar Atividades e materiais. 7ª Ed. , São Paulo: Edições Loyola, 2010.

MATTOS, Olgaria C. F., Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

MORIN, Edgar, Chorar, amar, rir, compreender, São Paulo: Ed. SESC SP, 2012, 401p.

NOVAES, Adalto, org. Mutações, fontes passionais da violência – São Paulo. Edições Sesc: São Paulo, 2015. 540p.

SCHLESENER, Anita Helena. Educação e Infância em alguns escrito de Walter Benjamin. Paideia. vol.21. n. 48, p. 129-135. janeiro/abril, 2011. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v21n48/a15v21n48.pdf

SIMONDON, texto na Introdução do livro L'Individu et Sa Genese Physico-Biologique, de Gilbert, PUF, 1964.

PILLAR, Analice Dutra (org.) – A educação do olhar no ensino das artes – porto Alegre: Mediação, 1999. 208p.)

SENNETT, Richard. (trad. de Clóvis Marques). O artí­fice. Rio de Janeiro: Record, 2009.

WESTBROOK, Robert B. TEIXEIRA, Aní­sio. John Dewey (trad. e org. José Eustáquio Romão,Verone Lane Rodrigues). Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores (MEC). Disponí­vel em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf

VYGOTSKY, Lev Semiónovich. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor. 1996. Disponí­vel em: http://www.taringa.net/buscar/?q=vygotsky&

Publicado

2022-06-28 — Actualizado el 2022-07-11