Leituras e Feituras sobre a (Re)Criação: o Desing/Transgressão X (Re)Construir pelo Espírito o Brincar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.66-76Keywords:
Arte/Educação, Design/Transgressão, Espiritualidade no Contemporâneo, Material de (Re)uso.Abstract
Este artigo, parte foi apresentado na 28ª Confaeb 2018, Congresso Internacional da Federação de Arte Educadores do Brasil e aqui retomo, reinvento, reconstruo como parte da dissertaçãoe sequência ao doutorado. Caminho de pesquisa para buscar no professor desde suas vivências/experiências pessoais, bem como suas práticas em sala de aula, para refletir sobre a importância do brincar e do (re)criar para além do entreter por meio do objeto/artefato/brinquedo construído com materiais de (re)uso em primeira instância dissertar no professor/aluno e surge na tese a possivel imersão em meu trabalho do professor/pesquisador/pesquisado a necessária ferramenta na arte como experiência apontada por John Dewey, 2010 . Embora partirmos do ato de brincar, justificar a importância deste tipo de material de (re)uso utilizado como design/transgressão. Adotamos um caráter histórico-estrutural nos fenômenos e nos diversos meios culturais. Almejamos, dessa forma, aprofundar nosso olhar no "˜espírito pueril' ou no que nasce na infância do ser humano presente no ato de brincar, utilizado como interlocução, por meio das quais podemos observar o quão relevante podem ser como práticas educacionais e seguir discutindo caminhos mais éticos, plenos de consciência e cheios de inspiração.
Palavras-Chave: Arte/Educação; Design/Transgressão; Espiritualidade no Contemporâneo; Material de (Re)uso.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino de arte: anos oitenta e novos tempos. 6ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
BAUMAN, Zigmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Trad. Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
_________________. Rua de mão única: Infância berlinense: 1900. Edição e tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
DEWEY, John, Arte como experiência; organizado por Jo Ann Boydston; editora de texto Harriet Furt Simon; introdução Abraham Kaplan; tradução Vera Ribeiro – São Paulo: Martins Fontes, 2010 – (Coleção todas as Artes) 646p.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4ª Ed. São Paulo: Perspectiva. 1996.
Lavoisier, Antoine Laurent por PINCELI, Carlos Ricardo. Disponível em: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm
LOPES, Luiz Fernando Pereira. O professor e a construção de brinquedos na sala de aula: experiências no brincar e criar com materiais de (re)uso e sua contribuição na constituição do sujeito / Dissertação (mestrado em educação) apresentado ao Centro Universitário Moura Lacerda - CUML, com orientação: Profa Dra Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos – Ribeirão Preto, 2015. 117 p. Disponível em: dissertacoes.mestrado.mouralacerda.edu.br/buscas_trabalhos-portalmouralacerda.php?busca_trabalho=Luiz+Fernando+Pereira+Lopes&busca_ano=2015&busca_semestre=
__________________________. Rever o (re)uso de materiais em artes: desenhar/instalar/(per)formar / a espiritualidade no contemporâneo / exposição e curadoria educativa / Tese (doutorado em artes) apresentada a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de Sâo Paulo – ECA-USP com orientação da Profa Dra Maria Christina de Souza Lima Rizzi, 2021. 289 p. Disponivel: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-15022022-110157/pt-br.php
MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo – sucata e a criança – A importância do brincar Atividades e materiais. 7ª Ed. , São Paulo: Edições Loyola, 2010.
MATTOS, Olgaria C. F., Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
MORIN, Edgar, Chorar, amar, rir, compreender, São Paulo: Ed. SESC SP, 2012, 401p.
NOVAES, Adalto, org. Mutações, fontes passionais da violência – São Paulo. Edições Sesc: São Paulo, 2015. 540p.
SCHLESENER, Anita Helena. Educação e Infância em alguns escrito de Walter Benjamin. Paideia. vol.21. n. 48, p. 129-135. janeiro/abril, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v21n48/a15v21n48.pdf
SIMONDON, texto na Introdução do livro L'Individu et Sa Genese Physico-Biologique, de Gilbert, PUF, 1964.
PILLAR, Analice Dutra (org.) – A educação do olhar no ensino das artes – porto Alegre: Mediação, 1999. 208p.)
SENNETT, Richard. (trad. de Clóvis Marques). O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
WESTBROOK, Robert B. TEIXEIRA, Anísio. John Dewey (trad. e org. José Eustáquio Romão,Verone Lane Rodrigues). Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores (MEC). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf
VYGOTSKY, Lev Semiónovich. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor. 1996. Disponível em: http://www.taringa.net/buscar/?q=vygotsky&
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).