A ação de atitude transdisciplinar e de criatividade coletiva no espetáculo performático Chaos das 5

Autores/as

  • Thiago de Andrade Morandi Doutorando em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na PUC Minas
  • Flávio Luiz Schiavoni Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Departamento de Computação atua como docente efetivo no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.51-65

Palabras clave:

Processo criativo, criatividade coletiva, atitude transdisciplinar

Resumen

A discussão das artes pode atualmente permear outras áreas para além da discussão estética e ser incorporada por exemplo, na sustentabilidade. Esta abertura do campo parte de um conceito revisitado do que significa sustentabilidade e nos leva para uma discussão de transdisciplinaridade como forma de ampliar o espaço das artes e suas relações interartes. É diante deste cenário que apresentamos a obra performática Chaos da 5 que conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de várias áreas do conhecimento, que se uniram para realizar uma construção conjunta que aplica conceitos teóricos e metodológicos de suas áreas no processo criativo da performance.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago de Andrade Morandi, Doutorando em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na PUC Minas

Thiago de Andrade Morandi é Doutorando em Ciências Sociais pela PUC Minas (bolsista FAPEMIG), orientado pela Dra. Regina de Paula Medeiros. Morandi é Mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (UFSJ), e Bacharel em Comunicação Social –Jornalismo pela UFSJ. Tem publicações e exibições em Cuba, Portugal e Colômbia. Foi premiado em 2014 pelo Jornal Estado de Minas e pela UNIRIO, em 2013 pelo SENAC Minas, em 2013 e 2012 pela Revista Fotografe Melhor, entre outros. Possui diversas produções audiovisuais, destaque para Voz dos Sinos, documentário exibido em 2018 na 00 Bienal La Habana, em Cuba, em 2019 na ANPOCS e no Festival de La Imagen (Colômbia), em 2021 na SBS e Encontro AIBR; A Dor Fica, documentário classificado em 3º lugar no 13º Prêmio DENATRAN; além de diversos filmes exibidos na Mostra de Cinema de Tiradentes e Festivais em Minas Gerais. O maior interesse em investigação e pesquisa é em torno da etnografia e compreensão de fenômenos sociais que envolvam arte, cultura, patrimônio e marginalidade, com destaque para a arte urbana. LATTES: http://lattes.cnpq.br/4605268133887821. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7265-7288. Email: morandi.pesquisa@gmail.com

Flávio Luiz Schiavoni, Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Departamento de Computação atua como docente efetivo no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS)

Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei no Departamento de Computação atua como docente efetivo no Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) desta mesma instituição onde coordena o ALICE (Arts Lab in Interface, Computers, and Else) e o Grupo de Arte Colaborativa Orchidea (Orchestra of Ideas). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (1999), especialização em Desenvolvimento para WEB pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá na Área de Engenharia de Software e Ambientes Distribuí­dos de Desenvolvimento de Software (2007) e doutorado em Ciências da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatí­stica da Universidade de São Paulo na Área de Computação Musical (2013). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Musical, Arte Digital, Software Livre e Música ubí­qua atuando principalmente nos temas: Música em rede, Web Art, Ambiente Musical em rede, Ambientes de programação musical, Performance musical em rede e Comunicação musical sí­ncrona. É pai do Teodoro (03/09/2016) e do Joaquim (24/01/2020).LATTES: http://lattes.cnpq.br/1259591090948385. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0703-3089. Email: fls@ufsj.edu.br

Citas

Chaos das 5. Imagens e edição: Thiago Morandi. Ví­deo 31min 52s. Postado por Alice UFSJ em 27 de novembro 2018. Disponí­vel em: https://youtu.be/85olXggE4EY. Acesso em 10 mai. 2020.

CLÜVER, C. (1997). Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura E Sociedade, 2(2), 37-55. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p37-55

D'AMBROSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluí­do. NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.1, jan./jun, 2011, p.1–13. Disponí­vel em: https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/14393. Acesso em 10 mai. 2020.

EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. Trad. H. P. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

FERREIRA, Mayara Ferreira de; SONAGLIO, Kerlei Eniele. Perspectivas multi, pluri, inter e transdisciplinar no turismo. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR. Vol. 3, n.1, p. 71-85. Penedo: UFAL, 2013. Disponí­vel em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/806. Acesso em 10 mai. 2020.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta – São Paulo: Hucitec, 1985.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

HIGGINS, Dick. Statement on intermedia. Dé-coll/age (décollage), v. 6, 1966.

JACOBI, Pedro Roberto. Meio ambiente e sustentabilidade. In: O municí­pio no século XXI: cenários e perspectivas. Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM. Ed. Especial. São Paulo, p. 175-183, 1999.

____________ Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crí­tico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.

JUNIOR, Neurivaldo Campos Pedroso. Estudos Interartes: uma introdução. Raí­do, v. 3, n. 5, p. 103-111, 2009.

LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet. -8 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

___________ Cibercultura. Trad Carlos Irineu da Costa. 3º ed. 1º reimpressão. – São Paulo: Editora 34, 2009.

LIMA, Maria Helena de. Diásporas mentais e mentes diaspóricas : emergências, novas tecnologias, música, educação. 2013. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponí­vel em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/71283. Acesso em 10 mai. 2020.

O FUTURO QUE QUEREMOS. Documento final da Conferência Rio +20. Disponivel em: http://www.rio20.gov.br/clientes/rio20/rio20/documentos/documentos-da-conferencia.html. Acesso em 28 mai. 2019.

PAIM, Claudia. Coletivos e iniciativas coletivas: modos de fazer na América latina contemporânea. 2009. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponí­vel em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17688>. Acesso em 10 mai. 2020.

PIMENTEL, L. G. (2015). Processos artí­sticos como metodologia de pesquisa. OuvirOUver, 11(1), 88-98. https://doi.org/10.14393/OUV16-v11n1a2015-5

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. – Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. – São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SIQUEIRA, Adilson Roberto. Arte e sustentabilidade: argumentos para a pesquisa ecopoética da cena. Revista Moringa. Volume 1. Número 1. P. 87-99. UFPB. João Pessoa. 2010. Disponí­vel em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/4800. Acesso em 10 mai. 2020.

The American Heritage Dictionary of the English Language (AHDictionary). Disponí­vel em: https://www.ahdictionary.com/word/search.html?q=glitch. Acesso 09 fev 2019.

ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte: Um paralelo entre arte e ciência. 2º edição. Campinas: Autores Associados, 2001.

Publicado

2022-06-28 — Actualizado el 2022-07-11