A ação de atitude transdisciplinar e de criatividade coletiva no espetáculo performático Chaos das 5
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.51-65Keywords:
Processo criativo, criatividade coletiva, atitude transdisciplinarAbstract
A discussão das artes pode atualmente permear outras áreas para além da discussão estética e ser incorporada por exemplo, na sustentabilidade. Esta abertura do campo parte de um conceito revisitado do que significa sustentabilidade e nos leva para uma discussão de transdisciplinaridade como forma de ampliar o espaço das artes e suas relações interartes. É diante deste cenário que apresentamos a obra performática Chaos da 5 que conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de várias áreas do conhecimento, que se uniram para realizar uma construção conjunta que aplica conceitos teóricos e metodológicos de suas áreas no processo criativo da performance.
Downloads
References
Chaos das 5. Imagens e edição: Thiago Morandi. Vídeo 31min 52s. Postado por Alice UFSJ em 27 de novembro 2018. Disponível em: https://youtu.be/85olXggE4EY. Acesso em 10 mai. 2020.
CLÜVER, C. (1997). Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Literatura E Sociedade, 2(2), 37-55. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i2p37-55
D'AMBROSIO, Ubiratan. A transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Terceiro Incluído. NUPEAT–IESA–UFG, v.1, n.1, jan./jun, 2011, p.1–13. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/14393. Acesso em 10 mai. 2020.
EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. Trad. H. P. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
FERREIRA, Mayara Ferreira de; SONAGLIO, Kerlei Eniele. Perspectivas multi, pluri, inter e transdisciplinar no turismo. Revista Iberoamericana de Turismo – RITUR. Vol. 3, n.1, p. 71-85. Penedo: UFAL, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/806. Acesso em 10 mai. 2020.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta – São Paulo: Hucitec, 1985.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
HIGGINS, Dick. Statement on intermedia. Dé-coll/age (décollage), v. 6, 1966.
JACOBI, Pedro Roberto. Meio ambiente e sustentabilidade. In: O município no século XXI: cenários e perspectivas. Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM. Ed. Especial. São Paulo, p. 175-183, 1999.
____________ Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005.
JUNIOR, Neurivaldo Campos Pedroso. Estudos Interartes: uma introdução. Raído, v. 3, n. 5, p. 103-111, 2009.
LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet. -8 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
___________ Cibercultura. Trad Carlos Irineu da Costa. 3º ed. 1º reimpressão. – São Paulo: Editora 34, 2009.
LIMA, Maria Helena de. Diásporas mentais e mentes diaspóricas : emergências, novas tecnologias, música, educação. 2013. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/71283. Acesso em 10 mai. 2020.
O FUTURO QUE QUEREMOS. Documento final da Conferência Rio +20. Disponivel em: http://www.rio20.gov.br/clientes/rio20/rio20/documentos/documentos-da-conferencia.html. Acesso em 28 mai. 2019.
PAIM, Claudia. Coletivos e iniciativas coletivas: modos de fazer na América latina contemporânea. 2009. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17688>. Acesso em 10 mai. 2020.
PIMENTEL, L. G. (2015). Processos artísticos como metodologia de pesquisa. OuvirOUver, 11(1), 88-98. https://doi.org/10.14393/OUV16-v11n1a2015-5
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. – Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. – São Paulo: Editora UNESP, 2001.
SIQUEIRA, Adilson Roberto. Arte e sustentabilidade: argumentos para a pesquisa ecopoética da cena. Revista Moringa. Volume 1. Número 1. P. 87-99. UFPB. João Pessoa. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/4800. Acesso em 10 mai. 2020.
The American Heritage Dictionary of the English Language (AHDictionary). Disponível em: https://www.ahdictionary.com/word/search.html?q=glitch. Acesso 09 fev 2019.
ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte: Um paralelo entre arte e ciência. 2º edição. Campinas: Autores Associados, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).