Leitores Críticos de Imagens: Arte, Tecnologia e Extensão Universitária no Ambiente Escolar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.34-50Palabras clave:
Extensão universitária, Interdisciplinaridade, Pensamento divergente, Leitura de imagens, "Comida de verdade"Resumen
Este artigo parte de reflexões geradas a partir da ação extensiva "Comida de verdade" , do projeto aprovado pelo Departamento de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, intitulado "Parcerias institucionais para ações sociais no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes e Escola Municipal Professor Herley Mehl" - Curitiba-PR" (2020-2022), ocorrente com uma turma de 9º ano da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto (Curitiba-PR). Nessa ação, tivemos por objetivo unir conceitos de arte e nutrição para compreender o contexto alimentar dos estudantes. Por meio de leitura de imagens como proposta de atividade artística, os participantes foram estimulados para fazer reflexões a "Comida de verdade" . Utilizamos o pensamento divergente como metodologia para convocar o pensamento crítico, que são mobilizados considerando as diferentes soluções encontradas pelos estudantes, perpassando pelas suas subjetividades a partir dos elementos: estranhamento, assombro, surpresa, provocação, tendo como ponto de vista o pensamento artístico e a nutrição. Assim sendo, discutimos aqui a possibilidade de refletir sobre a abordagem interdisciplinar numa perspectiva colaborativa em que o coletivo de professores une forças em prol da geração de aprendizagens significativas, a partir de problemas contemporâneos que as imagens podem revelar. Haja vista que vivemos numa cultura visual que precisa ser discutida, questionada e selecionada num contexto que convoque a criticidade dos estudantes. As imagens se mostraram potentes processos de leitura com os adolescentes, e se constituíram para além de uma estratégia metodológica para recolha de dados, uma fonte de tomada de consciência acerca de sua realidade alimentar, da arte e da nutrição.
Descargas
Citas
ACASO, Maria. La educación artística no son manualidades. Madrid: Catarata, 2009.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 157-164.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança social e projeto de trabalho. POA: Artes Médica Sul, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. De qué hablamos cuando hablamos de la Cultura Visual? Revista Educação e Realidade. UFRGS: n.34, p. 9-34, jul-dez 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12413/7343. Acesso em: 12/07/2021.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual. Proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1954.
MADEIRA, Herbert. Projeto fotográfico mostra como é a alimentação de crianças pelo mundo. Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/projeto-fotografico-mostra-como-e-a-alimentacao-de-criancas-pelo-mundo. Acesso em: 25 jul. 2021.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA, Cleide R. S; PETRAGLIA, Izabel (orgs.). Edgar Morin: ética, cultura e educação. São Paulo, Cortez, 2011.
PROVA ALIMENTAÇÃO, DNA & ARTES. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/wp-content/uploads/2021/06/Prova-ALIMENTACAO-DNA-ARTES.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986
SEGAL, Gregg. Fotografias de Gregg Segal. 2020. Site com os projetos fotográficos de Gregg Segal e sua equipe. Disponível em: https://www.greggsegal.com/P-Projects/Daily-Bread/2/thumbs. Acesso em: 25 jul. 2021.
SISSA, Giulia; DETIENNE, Marcel. Os deuses gregos. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).