Leitores Críticos de Imagens: Arte, Tecnologia e Extensão Universitária no Ambiente Escolar
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.1.34-50Keywords:
Extensão universitária, Interdisciplinaridade, Pensamento divergente, Leitura de imagens, "Comida de verdade"Abstract
Este artigo parte de reflexões geradas a partir da ação extensiva "Comida de verdade" , do projeto aprovado pelo Departamento de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, intitulado "Parcerias institucionais para ações sociais no Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes e Escola Municipal Professor Herley Mehl" - Curitiba-PR" (2020-2022), ocorrente com uma turma de 9º ano da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto (Curitiba-PR). Nessa ação, tivemos por objetivo unir conceitos de arte e nutrição para compreender o contexto alimentar dos estudantes. Por meio de leitura de imagens como proposta de atividade artística, os participantes foram estimulados para fazer reflexões a "Comida de verdade" . Utilizamos o pensamento divergente como metodologia para convocar o pensamento crítico, que são mobilizados considerando as diferentes soluções encontradas pelos estudantes, perpassando pelas suas subjetividades a partir dos elementos: estranhamento, assombro, surpresa, provocação, tendo como ponto de vista o pensamento artístico e a nutrição. Assim sendo, discutimos aqui a possibilidade de refletir sobre a abordagem interdisciplinar numa perspectiva colaborativa em que o coletivo de professores une forças em prol da geração de aprendizagens significativas, a partir de problemas contemporâneos que as imagens podem revelar. Haja vista que vivemos numa cultura visual que precisa ser discutida, questionada e selecionada num contexto que convoque a criticidade dos estudantes. As imagens se mostraram potentes processos de leitura com os adolescentes, e se constituíram para além de uma estratégia metodológica para recolha de dados, uma fonte de tomada de consciência acerca de sua realidade alimentar, da arte e da nutrição.
Downloads
References
ACASO, Maria. La educación artística no son manualidades. Madrid: Catarata, 2009.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 157-164.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança social e projeto de trabalho. POA: Artes Médica Sul, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. De qué hablamos cuando hablamos de la Cultura Visual? Revista Educação e Realidade. UFRGS: n.34, p. 9-34, jul-dez 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12413/7343. Acesso em: 12/07/2021.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual. Proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1954.
MADEIRA, Herbert. Projeto fotográfico mostra como é a alimentação de crianças pelo mundo. Disponível em: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/comportamento/projeto-fotografico-mostra-como-e-a-alimentacao-de-criancas-pelo-mundo. Acesso em: 25 jul. 2021.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA, Cleide R. S; PETRAGLIA, Izabel (orgs.). Edgar Morin: ética, cultura e educação. São Paulo, Cortez, 2011.
PROVA ALIMENTAÇÃO, DNA & ARTES. Disponível em: https://www.cecierj.edu.br/wp-content/uploads/2021/06/Prova-ALIMENTACAO-DNA-ARTES.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986
SEGAL, Gregg. Fotografias de Gregg Segal. 2020. Site com os projetos fotográficos de Gregg Segal e sua equipe. Disponível em: https://www.greggsegal.com/P-Projects/Daily-Bread/2/thumbs. Acesso em: 25 jul. 2021.
SISSA, Giulia; DETIENNE, Marcel. Os deuses gregos. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).