Experiências dialógicas como exercício interdisciplinar em artes visuais: apontamentos sobre pesquisa autobiográfica e teoria da epistemologia do romance
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.205-221Palabras clave:
experiência, artes visuais, interdisciplinar, autobiografia, epistemologia do romance.Resumen
Este texto apresenta experiências dialógicas nascidas no contexto da graduação e pós-graduação a partir de vivências pedagógicas que transitam por um universo interdisciplinar, quando compartilhadas no âmbito da formação em Artes Visuais. Neste aspecto, o esforço empenhado visa construir um discurso proveniente dessa abordagem, apontando dois pontos teóricos de partida: a Pesquisa Autobiográfica e o campo da estética no contexto da teoria da Epistemologia do Romance. Ambas as discussões convergem para um elo pedagógico entre Artes Visuais e Literatura que permite uma articulação a partir de imbricações teóricas e metodológicas experienciadas em sala de aula.
Descargas
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Capecó, SC: Argos, 2009.
ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. Tradução: Jefferson Luiz Camargo; revisão de Daniel Camarinha da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. Tradução: Paulo Neves. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto na linguística, filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003, p. 307-336.
BARROSO, Wilton. Texto referencial: Elementos para uma epistemologia do Romance. In: BARROSO, Wilton. BARROSO, Maria Veralice. Estudos Epistemológicos do Romance. Brasília: Verbena Editora, 2018, p. 15-33
BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. Estética – A lógica da arte e do poema. Tradução: Mirian S. Medeiros. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
BRETAS, Beatriz. Interações cotidianas. In: GUIMARíES, César e FRANÇA, Vera (Org.) Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 29-42.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
CARBONELL, Jaume. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Penso, 2016.
CATANI, Denice Bárbara. As leituras da própria vida e a escrita de experiências de formação. Revista de FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 14, n. 24, julho/dezembro, p. 31-40, 2005. Disponivel em . Acesso em 19 maio 2013.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. Tradução: Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CLANDININ D. Jean e CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
COLONNA, Vincent. Autofiction & autres mythomanies littéraires. Auch: Éditions Tristam, 2004.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. In: Revista em Educação: Belo Horizonte, v. 27, n. 01, abril, p. 333-346, 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a15.pdf>. Acesso em 10 set 2013.
DIDERROT, Denis; D"™ALEMBERT, Jean le Rond. Discurso preliminar e outros textos. Tradução: Fúlvia Maria Luiza Moreto. São Paulo: Editora UNESP, 1989.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Tradução: Flávio Paulo Meurer; revisão: Enio Paulo Giachini. 12ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
HAN, Byung-Chul. A salvação do belo. Tradução: Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D"™ígua Editores, 2016.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética I. Tradução: de Marco Aurélio Werle – 2ª ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2001.
HERNíNDEZ, Fernando. Minha trajetória pela perspectiva narrativa da pesquisa em educação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Pesquisa narrativa: interfaces entre história de vida, arte e educação. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2017, p. 49-74.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura, Vol. 1. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996.
JAVCHELOVITCH, Sandra e BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W. e GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011, p. 90-113.
JIMENEZ, Marc. O que é estética? Tradução: Fulvia M. L. Moretto. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 1999.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de juízo. Tradução: Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução: Fernando Costa Mattos. Petrópolis, RJ: Vozes; Ed. Universitária São Francisco, 2015.
KOTHE, Flávio. Arte comparada. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. In: Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. V. 6, Número 73, 2005. p. 1-23. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2176>. Acesso em 19 set 2019.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução: Albert Chistophe Migueis Stuckenbruck. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. "(Des)arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência". In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Pesquisa narrativa: interfaces entre história de vida, arte e educação. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2017, p. 143-165.
OLIVEIRA, Sara Lelis. BARROSO, Maria Veralice. "Leitor-pesquisador". In: CAIXETA, Ana Paula Aparecida. BARROSO, Maria Veralice Barroso. BARROSO-FILHO, Wilton. Verbetes da Epistemologia do Romance. Brasília: Verbena Editora, 2019, p. 115-124.
PASSEGGI, Maria da Conceição. "Injunção institucional e sedução autobiográfica: as faces autopoética e avaliativa dos memoriais". In: BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.). Memorial acadêmico: gênero, injunção institucional, sedução autobiográfica. Natal, RN: EDUFRN, 2011, p. 19-40.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. "O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional". In: Revista Investigacion Cualitativa. 2 (1) p. 6-26, 2017. Disponível em <https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/issue/view/7>. Acesso em 13 maio 2018.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no Ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.
PINEAU, Gaston e LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Tradução: Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal, RN: EDUFRN, 2012.
PRAZ, Mario. Literatura e Artes Visuais. Tradução: José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix: Ed. Universidade de São Paulo, 1982.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Tradução: Mónica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
SCHILER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução: Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2014.
SOURIAU, Etienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. Tradução: Maria Cecília Q. de Moraes Pinto e Maria Helena Ribeiro da cunha. São Paulo: Cultrix: Ed. Universidade de São Paulo, 1983.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
SOUZA, Roberto Acízelo de. Teoria da literatura: trajetória, fundamentos, problemas. São Paulo: É realizações, 2018.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução í Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. Tradução: Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).