Experiências dialógicas como exercício interdisciplinar em artes visuais: apontamentos sobre pesquisa autobiográfica e teoria da epistemologia do romance
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.205-221Keywords:
experiência, artes visuais, interdisciplinar, autobiografia, epistemologia do romance.Abstract
Este texto apresenta experiências dialógicas nascidas no contexto da graduação e pós-graduação a partir de vivências pedagógicas que transitam por um universo interdisciplinar, quando compartilhadas no âmbito da formação em Artes Visuais. Neste aspecto, o esforço empenhado visa construir um discurso proveniente dessa abordagem, apontando dois pontos teóricos de partida: a Pesquisa Autobiográfica e o campo da estética no contexto da teoria da Epistemologia do Romance. Ambas as discussões convergem para um elo pedagógico entre Artes Visuais e Literatura que permite uma articulação a partir de imbricações teóricas e metodológicas experienciadas em sala de aula.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Capecó, SC: Argos, 2009.
ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. Tradução: Jefferson Luiz Camargo; revisão de Daniel Camarinha da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. Tradução: Paulo Neves. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto na linguística, filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003, p. 307-336.
BARROSO, Wilton. Texto referencial: Elementos para uma epistemologia do Romance. In: BARROSO, Wilton. BARROSO, Maria Veralice. Estudos Epistemológicos do Romance. Brasília: Verbena Editora, 2018, p. 15-33
BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. Estética – A lógica da arte e do poema. Tradução: Mirian S. Medeiros. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
BRETAS, Beatriz. Interações cotidianas. In: GUIMARíES, César e FRANÇA, Vera (Org.) Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 29-42.
CORAZZA, Sandra. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
CARBONELL, Jaume. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Penso, 2016.
CATANI, Denice Bárbara. As leituras da própria vida e a escrita de experiências de formação. Revista de FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 14, n. 24, julho/dezembro, p. 31-40, 2005. Disponivel em . Acesso em 19 maio 2013.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. Tradução: Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CLANDININ D. Jean e CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
COLONNA, Vincent. Autofiction & autres mythomanies littéraires. Auch: Éditions Tristam, 2004.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. In: Revista em Educação: Belo Horizonte, v. 27, n. 01, abril, p. 333-346, 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a15.pdf>. Acesso em 10 set 2013.
DIDERROT, Denis; D"™ALEMBERT, Jean le Rond. Discurso preliminar e outros textos. Tradução: Fúlvia Maria Luiza Moreto. São Paulo: Editora UNESP, 1989.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Tradução: Flávio Paulo Meurer; revisão: Enio Paulo Giachini. 12ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
HAN, Byung-Chul. A salvação do belo. Tradução: Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D"™ígua Editores, 2016.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética I. Tradução: de Marco Aurélio Werle – 2ª ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2001.
HERNíNDEZ, Fernando. Minha trajetória pela perspectiva narrativa da pesquisa em educação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Pesquisa narrativa: interfaces entre história de vida, arte e educação. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2017, p. 49-74.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura, Vol. 1. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996.
JAVCHELOVITCH, Sandra e BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin W. e GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011, p. 90-113.
JIMENEZ, Marc. O que é estética? Tradução: Fulvia M. L. Moretto. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 1999.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de juízo. Tradução: Valério Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução: Fernando Costa Mattos. Petrópolis, RJ: Vozes; Ed. Universitária São Francisco, 2015.
KOTHE, Flávio. Arte comparada. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.
LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. In: Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. V. 6, Número 73, 2005. p. 1-23. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2176>. Acesso em 19 set 2019.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Tradução: Albert Chistophe Migueis Stuckenbruck. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. "(Des)arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência". In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Pesquisa narrativa: interfaces entre história de vida, arte e educação. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2017, p. 143-165.
OLIVEIRA, Sara Lelis. BARROSO, Maria Veralice. "Leitor-pesquisador". In: CAIXETA, Ana Paula Aparecida. BARROSO, Maria Veralice Barroso. BARROSO-FILHO, Wilton. Verbetes da Epistemologia do Romance. Brasília: Verbena Editora, 2019, p. 115-124.
PASSEGGI, Maria da Conceição. "Injunção institucional e sedução autobiográfica: as faces autopoética e avaliativa dos memoriais". In: BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.). Memorial acadêmico: gênero, injunção institucional, sedução autobiográfica. Natal, RN: EDUFRN, 2011, p. 19-40.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. "O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional". In: Revista Investigacion Cualitativa. 2 (1) p. 6-26, 2017. Disponível em <https://ojs.revistainvestigacioncualitativa.com/index.php/ric/issue/view/7>. Acesso em 13 maio 2018.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no Ensino superior. São Paulo: Cortez, 2014.
PINEAU, Gaston e LE GRAND, Jean-Louis. As histórias de vida. Tradução: Carlos Eduardo Galvão Braga e Maria da Conceição Passeggi. Natal, RN: EDUFRN, 2012.
PRAZ, Mario. Literatura e Artes Visuais. Tradução: José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix: Ed. Universidade de São Paulo, 1982.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Tradução: Mónica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.
SCHILER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução: Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2014.
SOURIAU, Etienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. Tradução: Maria Cecília Q. de Moraes Pinto e Maria Helena Ribeiro da cunha. São Paulo: Cultrix: Ed. Universidade de São Paulo, 1983.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
SOUZA, Roberto Acízelo de. Teoria da literatura: trajetória, fundamentos, problemas. São Paulo: É realizações, 2018.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução í Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo de hoje. Tradução: Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).