A participação estudantil nas ações artístico-pedagógicas do Campo Remoto: uma reflexão baseada nas práticas do Previously e da Newsletter
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.032-049Palabras clave:
Artes VisuaisResumen
Este artigo propõe uma reflexão sobre as atividades Previously e Newsletter como propostas que tiveram um expressivo envolvimento estudantil no conjunto de ações artístico-pedagógicas do Campo Remoto. O Campo Remoto foi o projeto de ensino emergencial remoto dos cursos de Bacharelado em Artes Visuais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná, e promoveu atividades síncronas e assíncronas em ambiente virtual no ano de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19. O presente texto é construído pelos relatos de professores/as e alunos/as/es que contribuíram com o Previously e a Newsletter evidenciando o caráter pedagógico e formativo dessas experiências. O Previously foi uma proposta de apresentação oral dos temas apresentados nos encontros síncronos, preparados pelos/as alunos/as/es para a Temporada HH do Campo Remoto, dedicada ao estudo da História da Arte por um viés decolonial. A Newsletter do Campo Remoto foi uma atividade assíncrona que consistiu num boletim informativo enviado semanalmente contendo um resumo das atividades do Campo Remoto, que teve como objetivo documentar e divulgar o projeto, além de propor um espaço para a circulação da produção artística discente. Essas duas propostas foram consideradas por uma perspectiva de análise que visa evidenciar a participação colaborativa e transversal entre professores/as e alunos/as/es na construção de ensino-aprendizagem no campo das Artes Visuais.Descargas
Citas
BARBOSA, Adoniran. Saudosa Maloca. Disponível em: https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/. Acesso em 22 setembro 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. 40a reimpressão. São Paulo: Terra e Paz, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59a edição. São Paulo: Terra e Paz, 2015.
GALVíO, Carlos Fernando. Pandemia e pobreza: a sindemia exposta da crueldade humana. Edição Novembro 2020. São Paulo: Le Monde Diplomatique Brasil, 2020, disponível em <https://diplomatique.org.br/pandemia-e-pobreza-a-sindemia-exposta-da-crueldade-humana/>. Acesso em: 30 ago 2021.
BAUSBAUM, Ricardo. "X" Percursos de alguém além de equações. In: CONCINNITAS: Rio de Janeiro, v.1, n. 4., p. 174 - 197, 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42762/29524. Acesso em: 14 set. 2021.
MATTIOLLI, Isadora. (2020 Outubro). Sinopse HH # História Hedionda. Boletim do Campo Remoto. Disponível em: <https://tinyletter.com/campusremotus/letters/11-boletim-campo-remoto>
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais - Art&Sensorium
Esta obra está bajo una licencia Creative Commons Reconocimiento 3.0 Unported.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).