A participação estudantil nas ações artí­stico-pedagógicas do Campo Remoto: uma reflexão baseada nas práticas do Previously e da Newsletter

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.032-049

Keywords:

Artes Visuais

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre as atividades Previously e Newsletter como propostas que tiveram um expressivo envolvimento estudantil no conjunto de ações artí­stico-pedagógicas do Campo Remoto. O Campo Remoto foi o projeto de ensino emergencial remoto dos cursos de Bacharelado em Artes Visuais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná, e promoveu atividades sí­ncronas e assí­ncronas em ambiente virtual no ano de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19. O presente texto é construí­do pelos relatos de professores/as e alunos/as/es que contribuí­ram com o Previously e a Newsletter evidenciando o caráter pedagógico e formativo dessas experiências. O Previously foi uma proposta de apresentação oral dos temas apresentados nos encontros sí­ncronos, preparados pelos/as alunos/as/es para a Temporada HH do Campo Remoto, dedicada ao estudo da História da Arte por um viés decolonial. A Newsletter do Campo Remoto foi uma atividade assí­ncrona que consistiu num boletim informativo enviado semanalmente contendo um resumo das atividades do Campo Remoto, que teve como objetivo documentar e divulgar o projeto, além de propor um espaço para a circulação da produção artí­stica discente. Essas duas propostas foram consideradas por uma perspectiva de análise que visa evidenciar a participação colaborativa e transversal entre professores/as e alunos/as/es na construção de ensino-aprendizagem no campo das Artes Visuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isadora Buzo Mattiolli, Unespar

Professora no Bacharelado em Artes Visuais do Centro de Artes da UNESPAR, Campus Curitiba I - EMBAP e professora na Pós-Graduação de História e Curadoria na Escola de Belas Artes da PUC-PR. Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV - UFRGS na Linha de Pesquisa História, Teoria e Crítica de Arte. Curitiba - PR, Brasil

Dariane Martiól de Souza, Unespar

Artista visual, licenciada em Filosofia e bacharela em Pintura pela UNESPAR, Campus Curitiba I – EMBAP. Mestranda em artes visuais no PPGAV-UDESC na linha de pesquisa: Processos Artísticos Contemporâneos. Coronel Vivida - PR, Brasil

Debora Maria Santiago, UNESPAR, Campus Curitiba I – EMBAP

Artista e professora adjunta no Bacharelado em Artes Visuais do Centro de Artes da UNESPAR, Campus Curitiba I – EMBAP. Doutora em Artes Visuais pelo PPGAV-UDESC na Linha de Pesquisa Processos Artí­sticos Contemporâneos.

Douglas Emanuel Mendes Gonçalo de Sousa, Unespar

Artista plástico e estudante do Bacharelado em Superior de Gravura da UNESPAR, Campus Curitiba I – EMBAP. Curitiba – PR, Brasil

Hell Crocetti Pereira, Unespar

Artista visual e da performance, luthier e estudante do curso de Bacharelado em Artes Visuais da UNESPAR, CampusCuritiba I – EMBAP. Curitiba – PR, Brasil

Maira Pires de Castro, Unespar

Artista, ilustradora e estudante do curso de Bacharelado em Artes Visuais da UNESPAR, Campus Curitiba I –EMBAP. Possui uma produção artística autoral, assinando seus trabalhos com o nome Martemis. Curitiba – PR, Brasil

References

BARBOSA, Adoniran. Saudosa Maloca. Disponí­vel em: https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/. Acesso em 22 setembro 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40a reimpressão. São Paulo: Terra e Paz, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59a edição. São Paulo: Terra e Paz, 2015.

GALVÃO, Carlos Fernando. Pandemia e pobreza: a sindemia exposta da crueldade humana. Edição Novembro 2020. São Paulo: Le Monde Diplomatique Brasil, 2020, disponí­vel em <https://diplomatique.org.br/pandemia-e-pobreza-a-sindemia-exposta-da-crueldade-humana/>. Acesso em: 30 ago 2021.

BAUSBAUM, Ricardo. "X" Percursos de alguém além de equações. In: CONCINNITAS: Rio de Janeiro, v.1, n. 4., p. 174 - 197, 2003. Disponí­vel em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42762/29524. Acesso em: 14 set. 2021.

MATTIOLLI, Isadora. (2020 Outubro). Sinopse HH # História Hedionda. Boletim do Campo Remoto. Disponí­vel em: <https://tinyletter.com/campusremotus/letters/11-boletim-campo-remoto>

Published

2021-10-06 — Updated on 2025-08-21

Versions

Issue

Section

Dossiê Campo Remoto