A participação estudantil nas ações artístico-pedagógicas do Campo Remoto: uma reflexão baseada nas práticas do Previously e da Newsletter
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.032-049Keywords:
Artes VisuaisAbstract
Este artigo propõe uma reflexão sobre as atividades Previously e Newsletter como propostas que tiveram um expressivo envolvimento estudantil no conjunto de ações artístico-pedagógicas do Campo Remoto. O Campo Remoto foi o projeto de ensino emergencial remoto dos cursos de Bacharelado em Artes Visuais da Escola de Música e Belas Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná, e promoveu atividades síncronas e assíncronas em ambiente virtual no ano de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19. O presente texto é construído pelos relatos de professores/as e alunos/as/es que contribuíram com o Previously e a Newsletter evidenciando o caráter pedagógico e formativo dessas experiências. O Previously foi uma proposta de apresentação oral dos temas apresentados nos encontros síncronos, preparados pelos/as alunos/as/es para a Temporada HH do Campo Remoto, dedicada ao estudo da História da Arte por um viés decolonial. A Newsletter do Campo Remoto foi uma atividade assíncrona que consistiu num boletim informativo enviado semanalmente contendo um resumo das atividades do Campo Remoto, que teve como objetivo documentar e divulgar o projeto, além de propor um espaço para a circulação da produção artística discente. Essas duas propostas foram consideradas por uma perspectiva de análise que visa evidenciar a participação colaborativa e transversal entre professores/as e alunos/as/es na construção de ensino-aprendizagem no campo das Artes Visuais.Downloads
References
BARBOSA, Adoniran. Saudosa Maloca. Disponível em: https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/43969/. Acesso em 22 setembro 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. 40a reimpressão. São Paulo: Terra e Paz, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59a edição. São Paulo: Terra e Paz, 2015.
GALVíO, Carlos Fernando. Pandemia e pobreza: a sindemia exposta da crueldade humana. Edição Novembro 2020. São Paulo: Le Monde Diplomatique Brasil, 2020, disponível em <https://diplomatique.org.br/pandemia-e-pobreza-a-sindemia-exposta-da-crueldade-humana/>. Acesso em: 30 ago 2021.
BAUSBAUM, Ricardo. "X" Percursos de alguém além de equações. In: CONCINNITAS: Rio de Janeiro, v.1, n. 4., p. 174 - 197, 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42762/29524. Acesso em: 14 set. 2021.
MATTIOLLI, Isadora. (2020 Outubro). Sinopse HH # História Hedionda. Boletim do Campo Remoto. Disponível em: <https://tinyletter.com/campusremotus/letters/11-boletim-campo-remoto>
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).