O Tapete de Vidro na Sala de Estar: Uma Escultura Percorrível em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.081-092Palabras clave:
Arte ContemporâneaResumen
A obra "Ladrilhos" , da artista Laura Miranda, consiste numa obra de arte site-specific instalada em 1992 em espaço público, na cidade de Curitiba, que faz parte da paisagem urbana. Este artigo realiza uma análise deste trabalho artístico, no intuito de revelar seu processo de produção e como este cria especificidades a partir do fato de sua instalação em ambiente urbano. A princípio, utiliza-se o conceito de espaço em obra de Alberto Tassinari (2001) para compreender a relação física da escultura com seu entorno. Já para entender como o espaço participa subjetivamente da obra em seus aspectos históricos e sociais, a noção de functional site de James Meyer (2000) é pertinente, bem como o levantamento de dados sobre o histórico do desenvolvimento urbano da cidade de Curitiba, em particular da Rua XV de Novembro. Com este trabalho, procura-se realizar uma análise de como a obra de arte em questão assume particularidades materiais e conceituais pela sua condição de existência pública. Visa-se também realizar um debate conceitual sobre os limites físicos e poéticos testados pela arte quando instala-se na cidade, utilizando a obra analisada como um estudo de caso. Por fim, confirma-se a conexão intrínseca entre a escultura "Ladrilhos" e os aspectos políticos e sociais de seu contexto, enquanto a obra é lida a partir de uma subjetividade que revela facetas inéditas do espaço em que se insere.
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