O Tapete de Vidro na Sala de Estar: Uma Escultura Percorrível em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.081-092Keywords:
Arte ContemporâneaAbstract
A obra "Ladrilhos" , da artista Laura Miranda, consiste numa obra de arte site-specific instalada em 1992 em espaço público, na cidade de Curitiba, que faz parte da paisagem urbana. Este artigo realiza uma análise deste trabalho artístico, no intuito de revelar seu processo de produção e como este cria especificidades a partir do fato de sua instalação em ambiente urbano. A princípio, utiliza-se o conceito de espaço em obra de Alberto Tassinari (2001) para compreender a relação física da escultura com seu entorno. Já para entender como o espaço participa subjetivamente da obra em seus aspectos históricos e sociais, a noção de functional site de James Meyer (2000) é pertinente, bem como o levantamento de dados sobre o histórico do desenvolvimento urbano da cidade de Curitiba, em particular da Rua XV de Novembro. Com este trabalho, procura-se realizar uma análise de como a obra de arte em questão assume particularidades materiais e conceituais pela sua condição de existência pública. Visa-se também realizar um debate conceitual sobre os limites físicos e poéticos testados pela arte quando instala-se na cidade, utilizando a obra analisada como um estudo de caso. Por fim, confirma-se a conexão intrínseca entre a escultura "Ladrilhos" e os aspectos políticos e sociais de seu contexto, enquanto a obra é lida a partir de uma subjetividade que revela facetas inéditas do espaço em que se insere.
Downloads
References
ARAÚJO, Adalice. Revolucionário projeto de escultura pública desafia a crise. Cultura G: Artes Visuais, Gazeta do Povo. Curitiba, 10 de maio de 1992.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BANDEIRA, Denise; GUIMARíES, Rossana; MELLO, Marco A. Silveira; MIRANDA, Laura; PELLED, Iftah; PROLIK, Eliane; ZUGMAN, David. Carta ao Prefeito Municipal de Curitiba Sr. Rafael Greca de Macedo. Curitiba, 8 de fevereiro de 1993.
BANDEIRA, Denise; GUIMARíES, Rossana; MIRANDA, Laura; PELED, Yiftah; PROLIK, Eliane; ZUGMAN, David. Projeto Escultura Pública. Curitiba, arquivos de Laura Miranda, março de 1992.
BLOOMFIELD, Tania. O espaço urbano vivido, percorrido e produzido por práticas artísticas contemporâneas, na cidade de Curitiba. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
CARVALHO, André de Souza. Urbanismo em Curitiba: mudanças e transformações no pensar a cidade. In: XV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (ENANPUR), n. 1, 2013.
CURITIBA: a cidade-modelo de um país viável. Revista Veja. edição 1281, ano 26, n.13, 31 de março 1993.
ESCULTURA Pública, 1992. Mesa-redonda. Direção de Luís C. dos Santos; Tânia Bloomfield. Curitiba, PR: Projetos de extensão Arte em Vídeo na UFPR e O Artista na UFPR - UFPR, 2012. 1 DVD (124 m), color.
FOSTER. Hal. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
GARCÍA, Fernanda Ester Sánchez. A cidade reinventada: o papel do turismo urbanístico em Curitiba. Disponível em: <http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal6/Geografiasocioeconomica/Geografiaturistica/834.pdf> Acesso em: 26 maio 2021.
JUDD, Donald. Objetos específicos. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória (org.). Escritos de artistas – anos 60/70. São Paulo: Zahar, 2006. p. 96-106.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 38, p. 128-137, 2008.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 17, p. 167-187, 2008.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l'espace. 4 e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000), 2006.
LOPES, Adélia Maria. Esculturas florescem no traçado urbano. Almanaque, Estado do Paraná. Curitiba, 20 de maio de 1992.
MEYER, James. The functional site or the transformation of site-specificity. In: SUDERBURG, Erika. Space, site, intervention: situating installation art. Minneapolis Minessota: University of Minnesota Press, 2000, p. 12-32.
MIRANDA, Laura; BANDEIRA, Denise. Entrevista com Denise Bandeira e Laura Miranda, 30 de Setembro de 2013. Entrevista para Cleverson Sgoda.
MORRIS, Robert. Tamanho é documento. ARS, São Paulo, n. 31, p. 209-225, 2017.
O'DOHERTY, Brian. No interior do cubo-branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
OLIVEIRA, Dennison de. Curitiba e o mito da cidade modelo. Curitiba: Ed. da UFPR, 2000.
PALLAMIN, Vera Maria. Arte urbana; São Paulo: região central (1945 - 1998): obras de caráter temporário e permanente. São Paulo: Fapesp, 2000.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Intervenções urbanas. Rua, Campinas, p. 81-88, 1999.
Mania Nacional: O calçadão de Curitiba é imitado em todo o país. Revista Veja. 10 de junho de 1987.
PELED, Yiftah. Entrevista com Yiftah Peled. 24 de Outubro de 2013. Entrevista por Cleverson Sgoda.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).